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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33012

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Título: Experiência: noção potente para pensar formação de professores
Autor(es): BRAZ, Glicínia Raquel Feitoza
Palavras-chave: Professores – Formação (Brasil); Experiência (Brasil); Educação - Filosofia
Data do documento: 24-Set-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Nossa pesquisa partiu da consideração de que a experiência enquanto uma noção, nascida no campo da filosofia, aponta possibilidades para pensar a formação de professores de modos outros que não apenas pensa-la a partir de referenciais que se preocupam em desenvolver os aspectos técnicos e metodológicos que envolvem o exercício da docência. Ao considerarmos que a formação de professores vai para muito além de sua dimensão técnica e metodológica, embora sejam esses aspectos que percebemos preocupar os estudos e pesquisas formação de professores, nossa pesquisa buscou, então, pensar sobre as noções de experiência presentes no campo da formação de professores. Para tal, nos ancoramos na discussão sobre a experiência realizada, principalmente, por autores como Larrosa (2014), Pagni (2014), Benjamin (2000), Agambem (2005) e Martin Jay (2005) para possibilitar nossas reflexões. Nosso percurso metodológico envolveu analisar os estudos e pesquisas socializados em sete grupos de trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) entre os anos de 2013 a 2017. Nossos achados apontaram que a noção de experiência, de inspiração no encontro entre filosofia e educação, emergem com maior frequência nos estudos localizados nos GTs que buscam discutir questões, que embora sejam fundamentais e ao nosso ver também atravessem o campo da formação de professores, não tem como objeto constituído de suas preocupações a formação de professores. No GT de Formação de Professores a experiência emerge enquanto um acúmulo de vivências adquiridas no tempo cronológico de atividade docente. Notamos que os estudos sobre formação de professores assumem a defesa da formação de profissionais pesquisadores e reflexivos na ação e sobre suas ações. Nossas analises apontam que o campo no entorno da formação de professores, entre diálogos com a Filosofia da Educação, possibilita o encontro potente entre formação de professores e a noção de experiência, no entanto, esta perspectiva ainda não adensa as discussões da própria formação em seu espaço circunscrito, como não subjaz as politicas e programas de formação docente.
Descrição: GUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ACIOLI LINS, Carla Patrícia
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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