Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32866

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Mônica Cox de Britto-
dc.contributor.authorBRAZ, Marcones Ivo-
dc.date.accessioned2019-09-13T20:49:38Z-
dc.date.available2019-09-13T20:49:38Z-
dc.date.issued2018-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32866-
dc.description.abstractOs Circuitos Alimentares de proximidade são relações comerciais localizadas geograficamente, que permitem apenas um intermediário entre o produtor e o consumidor. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a feira do Espaço agroecológico do bairro das Graças, no Recife, à luz da teoria dos Circuitos Alimentares de Proximidade, identificando as implicações sociais econômicas envolvidas e relacionando geograficamente o processo de produção e comercialização. Se buscou identificar as estratégias de comercialização utilizadas pelos agricultores no âmbito deste Circuito Alimentar de Proximidade, contextualizando historicamente o processo desenvolvimento agroecológico que culmina na etapa de Comercialização neste Circuito Alimentar. Também houve a delimitação espacial da zona de influência do Circuito de comercialização através do mapeamento. E por último, identificar as particularidades do Circuitos Alimentar de Proximidade da feira das Graças. Os resultados forneceram evidências que o Circuito Alimentar do Espaço Agroecológico do bairro das Graças é uma construção de agricultores camponeses, e representa não apenas uma estratégia de comercialização, visando atender à um nicho específico de mercado, mas representa uma das etapas de um processo muito mais amplo, que se inicia desde a produção, na construção dos Sistemas Agroflorestais, culminando na comercialização através da venda direta em uma feira, o que permite a aproximação social e geográfica de produtores e consumidores, possibilita o barateamento dos alimentos ao mesmo tempo que proporciona aos produtores acesso a um mercado justo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEcologia agrícola – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEcologia agrícola – Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectEcologia agrícola - Comercializaçãopt_BR
dc.titleEspaço agroecológico e comercialização : a construção de mercados na perspectiva dos circuitos alimentares de proximidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5783071702576705pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8937157835629256pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe proximity Food Circuits are geographically located commercial relationships that allow only one intermediary between the producer and the consumer. Thus, the present research has as general objective to analyze the fair of the Espaço Agroecológico of the neighborhood of the Graças, in Recife, in the light of the theory of the Proximity Food Circuits, identifying the economic social implications involved and geographically relating the production and marketing process. It was sought to identify the commercialization strategies used by farmers within the scope of this Proximity Food Circuit, contextualizing the agroecological development process that culminates in the commercialization stage in this Food Circuit. Also, the spatial delimitation of the zone of influence of the Proximity Circuit was made through the mapping. And finally, identify the particularities of the Food Circuits Proximity of the fair of the Graças. The results provided evidence that the Espaço Agroecológico Food Circuit in the Graça’s neighborhood is a peasant building and represents not only a marketing strategy aimed at serving a specific niche market, but represents one of the stages of much larger construction of the Agroforestry Systems, which culminated in the commercialization through the direct sale in a fair, which allows the social and geographical approximation of the producers and consumers, allows the lowering of the food while it is accessible to a fair market.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcones Ivo Braz.pdf8,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons