Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32827

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINS, Carla Patrícia Acioli-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Lindinalva Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-09-13T18:25:12Z-
dc.date.available2019-09-13T18:25:12Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32827-
dc.description.abstractQuais sentidos emergem dos discursos dos/as professores/as, em processo de formação continuada centrada na escola, sobre a atuação do coordenador pedagógico? Norteada por essa questão, possui como objetivo geral: analisar os sentidos que emergem do discurso dos/as professores/as em processo de formação continuada centrada na escola sobre os saberes-fazeres do coordenador pedagógico e, como objetivos específicos, identificar, nos discursos dos/as professores/as, os sentidos atribuídos aos papéis assumidos pelo coordenador pedagógico frente ao processo de formação continuada centrada na escola; identificar quais as relações existentes entre o espaço escolar e os discursos dos/as professores/as sobre a atuação do coordenador pedagógico no seu fazer docente; identificar no discurso dos/as professores/as quais as implicações e contribuições da atuação do coordenador pedagógico no seu fazer docente. A formação centrada na escola é concebida como aquela que, realizada no contexto de trabalho, visa privilegiar o processo de colaboração, a interlocução sobre as práticas, as necessidades e os interesses dos professores/professoras que participam da construção e da gestão do plano de formação e são corresponsáveis pelo seu desenvolvimento. Sua principal função é a criação de situações que permitem aprender a pensar e a agir de modo diferente. Essa modalidade de formação vislumbra a valorização do trabalho desses sujeitos e permite emergir uma legitimação de saberes que envolvem diferentes práticas que apontam concepções e teorias que norteiam tais práticas. No percurso da pesquisa, utilizamos como caminho teórico-metodológico a Análise do Discurso à luz das ideias de Orlandi, tendo como categoria principal para análise dos dados – Sentidos, entendido como uma relação determinada do sujeito – afetado pela língua – com a história, constituindo-se como o gesto de interpretação que permite estabelecer a relação do sujeito com a língua, com a história, com os sentidos, haja vista que não há discurso sem sujeito. Nossa pesquisa foi realizada em duas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) no município de Vitória de Santo Antão/PE com nove professores contemplando todas as áreas do conhecimento. Os dados foram construídos a partir da utilização de um questionário sócio-profissional e entrevistas semiestruturadas. Nossos resultados apontaram os seguintes sentidos: Sentido de Positividade; Agente transmissor dos conteúdos pré-determinados pela Secretaria de Educação; Confiança; Mediação; Valorização da coletividade; Desvio de função; Sujeição; Cumplicidade (in)voluntária; Heteronomia pedagógica; Descaracterização da figura do coordenador pedagógico como o profissional que atua no espaço escolar como mediador dos processos de ensino e aprendizagem; Protagonista na materialização das relações interpessoais; Intermediador do cumprimento das metas; Negação à função: Negação à liderança / Ausência de empatia com a função da coordenação pedagógica. Quanto à formação continuada centrada na escola, encontramos os seguintes sentidos: Canal de/para mudança; Aprendizagens inter-pares; Distanciamento “teoria/prática”. Nossos dados nos revelaram que o coordenador pedagógico está à mercê, ainda que (in)voluntário, de um poder que oprime e segrega a categoria em nome de uma qualidade da educação, caracterizada pela lógica da performatividade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do discurso – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectCoordenadores educacionais – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectProfessores – Formação – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleEscuta de professores e professoras sobre os sentidos da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escolapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7439145781525407pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1756289961986779pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxWhat meanings emerge from the teachers' speeches, in the process of school-centered Continuing Formation, related to the performance of the pedagogical coordinator? Based on this question, its general objective is: to analyze the meanings that emerge from the discourse of the teachers in the process of ongoing formation centered in the school on the know-how of the pedagogical coordinator. And, as specific objectives: to identify, in the teachers' discourses, the meanings attributed to the roles assumed by the pedagogical coordinator in the relation to the ongoing process of school-centered formation; to identify which relationships exist between the school space and the teachers' discourses about the pedagogical coordinator's role in their teaching; identify in the teachers' discourse the implications and contributions of the pedagogical coordinator's role in their teaching. The school-centered training is conceived as one that is carried out in the context of work, aims to privilege the collaboration process, as well as, the dialogue about the practices, needs and interests of the teachers who participate in the construction and management of the plan and are co-responsible for their development. Their main function is the creation of situations that allow them to learn to think and act differently. This modality of formation envisages the valorization of the work of these subjects and allows emerging a legitimation of knowledge that involves different practices that point out conceptions and theories that guide these practices. In the course of the research, we used the Discourse Analysis in the light of Orlandi's ideas as the main category for the analysis of data - Senses. Understood as a determinate relationship of the subject - affected by language - with history. Being the gesture of interpretation that allows establishing the relation of the subject with the language, with the history, with the senses, since there is no discourse without subject. Our research was carried out in two High School Reference Schools (EREMs) in the city of Vitória de Santo Antão/PE with nine professors covering all areas of knowledge. The data were constructed using a socio-professional questionnaire and semi-structured interviews. Our results showed the following meanings: Positiveness; Agent transmitting the contents predetermined by the Education Department; Confidence; Mediation; Valorization of the collectivity; Function desviation; Subjection; Voluntary complicity (in); Pedagogical Heteronomy; The characterization of the pedagogical coordinator as the professional who works in the school space as mediator of the teaching and learning processes; Protagonist in the materialization of interpersonal relations; Intermediary of the accomplishment of the goals; Denial of function: Denial of leadership / Absence of empathy the function of pedagogical coordination. Regarding the school-centered continuing education, we find the following meanings: Channel of / for change; Peer learning; Distancing "theory / practice". Our data revealed that the pedagogical coordinator is at the mercy, even if (in) voluntary, of a power that oppresses and segregates the category in the name of a quality of education, characterized by the logic of performativity.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lindinalva Ferreira de Queiroz.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons