Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32707

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Enivaldo Carvalho da-
dc.contributor.authorARRUDA, Marcus Vinicius Taques-
dc.date.accessioned2019-09-12T18:54:34Z-
dc.date.available2019-09-12T18:54:34Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32707-
dc.description.abstractA proibição do financiamento empresarial no Brasil alterou a influência dos gastos de campanha sobre os resultados eleitorais? Essa tese testa a hipótese de que mesmo após o fim do financiamento de campanha por pessoas jurídicas no Brasil nas Eleições de 2016 se manteve uma correlação positiva entre a magnitude do efeito do gasto de campanha e a quantidade de votos obtidos pelos candidatos, bem como identifica quais atores passaram a influenciar no financiamento de campanha e consequentemente nos resultados eleitorais. O desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada para examinar informações secundárias coletadas no sítio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito das eleições para prefeitos e vereadores das capitais brasileiras no ano de 2016. Os resultados indicam que: (1) o gasto de campanha continua exercendo efeito positivo sobre a quantidade de votos obtidos nas eleições; e (2) o financiamento partidário passou a ter protagonismo nas eleições.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectCampanhas eleitoraispt_BR
dc.subjectFundos para campanhas eleitorais – Estudo comparadopt_BR
dc.subjectCandidatos políticospt_BR
dc.subjectVotaçãopt_BR
dc.titleE agora, José? Financiamento de campanha e voto no Brasil (2012 e 2016)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4054417163076107pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3629594575120398pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxHas the ban on corporate financing in Brazil altered the influence of campaign spending on election results? This thesis tests the hypothesis that even after the end of campaign funding by legal entities in Brazil in the 2016 elections, there has been a positive correlation between the magnitude of the effect of campaign spending and the number of votes obtained by the candidates, as well as it identifies which actors started to influence the financing of the campaign and consequently the electoral outcomes. The research design combines descriptive and multivariate statistics to examine secondary information collected on the Electoral Superior Court (TSE) website regarding the elections for mayors and city councilors of Brazilian capitals in 2016. The results indicate that: (1) campaign spending continues to have a positive effect on the number of votes; and (2) party funding has come to play a leading role in the elections.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcus Vinicius Taques Arruda.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons