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Título : Os fundamentos da educação integral no Programa Mais Educação
Autor : SANTOS, Raphael Alario Rodrigues dos
Palabras clave : Políticas públicas educacionais; Programa Mais Educação; Educação integral; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 30-ago-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Nos últimos anos a educação integral tem sido vista como o modelo educacional pelo qual conseguiremos melhorar a educação no território Brasileiro. Essa proposta atualmente ganha contornos bem delineados na proposta do Programa Mais Educação. Se por um lado o programa contempla a ampliação da jornada escolar, por outro temos a ampliação dos espaços escolares fundamentado pelo conceito de Cidade Educadora. Para tanto, nos propusemos a pesquisar o Programa Mais Educação a luz das novas teorias apresentadas pela filosofia da história que tem como objetivo refletir acerca das diferentes construções que a humanidade vem estabelecendo para a ordenação das categorias passado, presente e futuro; essa ordenação, aparentemente natural, nada mais é do que uma construção social e histórica determinante das diferentes formas de compreensão da humanidade e de seus pressupostos de ação na vida ordinária. Pensar a educação das diferentes experiências do tempo nos traz possibilidades de conceber o processo pedagógico em suas diferentes manifestações, compreendendo o projeto educacional a partir de seu aspecto mais amplo de formação do indivíduo nas suas diferentes formas de compreensão. Iniciamos a nossa pesquisa realizando uma revisão bibliográfica das propostas de educação integral com o objetivo de identificar as diferentes propostas de experiências do tempo. Posteriormente realizamos uma análise das diferentes experiências do tempo com o objetivo de diagnosticar o atual cenário em relação a este tema e delimitar a problematização da pesquisa. Por fim realizamos uma aproximação entre a experiência do tempo na atualidade e sua relação com a proposta do Programa Mais Educação. À vista disso, a presente pesquisa insere-se no quadro da preocupação de compreensão de avanços e desdobramentos do pensamento educacional em face as demandas que a realidade social apresenta e das respostas que pretendem atualizar teorias e práticas educacionais. É indispensável o esforço de identificar as linhas de continuidade e os marcos de ruptura que se manifestam na dinâmica de desenvolvimento das concepções pedagógicas mediante as diferentes experiências do tempo de modo a contribuir para uma feição coerente ao pensamento educacional.
Descripción : SANTOS, Raphael Alario Rodrigues dos, também é conhecido em citações bibliográficas por: ALARIO, Raphael
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32442
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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