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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32350

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Título: Construção da profissionalidade docente: professor substituto na UFPE em foco
Autor(es): SILVA, Marcella Thaiane de Lima
Palavras-chave: Professores Universitários – Formação; Professores Universitários – Formação
Data do documento: 28-Ago-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Situado no campo da formação de professores, especificamente no que diz respeito à temática da profissionalidade docente, tendo como foco de atenção a docência no Ensino Superior (ES), este estudo tem como propósito caracterizar elementos que contribuíram no processo de construção da profissionalidade docente de profissionais vinculados como Professor Substituto (PS) na UFPE. Para tal feito, toma como referência estudos que se debruçam sobre profissionalidade em geral, entre outros, Barisi (1982), Dubar (1987) e Braem (2000); sobre profissionalidade docente em particular, por exemplo: Hoyle (1980), Demailly (1987), Contreras (2002) e Roldão (2005); estudos do campo da Pedagogia Universitária, com destaque: Morosini (2001), Cunha (1998, 2001, 2006, 2018), Pimenta e Anastasiou (2002), Masetto (2003), Lucarelli (2004) e Zabalza (2004); bem como estudos sobre Professor Substituto, entre outros Koehler (2006), Aimi (2010), Rates (2015) e Silva (2016). Por tratar-se de um estudo que envolve pessoas situadas num tempo-espaço, este trabalho utilizou a abordagem de pesquisa qualitativa em educação, referenciada em Minayo (2001). O campo da pesquisa foi a UFPE, e contou com a participação de 332 profissionais que atuaram como PS até 2017.2, que responderam a um questionário online. Para a análise de dados foram considerados eixos temáticos (BARDIN, 2004) contemplando os seguintes aspectos: Concepções de docência na universidade; Motivos que levaram profissionais a atuarem como PS; Condições de trabalho de PS na UFPE e, por fim, Elementos que contribuíram no processo de construção da profissionalidade docente de profissionais que atuaram como PS na UFPE. Os achados revelaram: o predomínio de uma concepção de docência na universidade com função de formar profissionais e cidadãos; a aquisição de experiência docente como principal motivação para atuar como PS; a experiência como profissional no campo específico bem como a experiência docente como contributo para atuação; as condições de trabalho embora apontadas como negativas (limites) foram também consideradas positivas, como contributo para atuação. E revelaram, entre outros, que os elementos que contribuíram no processo de construção da profissionalidade docente de profissionais vinculados como PS na UFPE foram em sua maioria: a busca pela experiência profissional; a experiência profissional/docente; o relacionamento (acolhimento/apoio), a formação acadêmica (graduação e pós-graduação) e atividades acadêmicas (Estágio de Docência, Monitoria, Iniciação Científica, Estágios). Ainda o estudo, para além de corroborar o que se encontra na literatura sobre PS, principalmente sobre as condições precárias relativas ao vínculo como substituto, aponta para a importância do reconhecimento da experiência nesse âmbito como um espaço de profissionalização docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32350
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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