Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32212

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Francimar Martins-
dc.contributor.authorGALVÃO, Andréa Cavalcanti-
dc.date.accessioned2019-09-04T17:31:03Z-
dc.date.available2019-09-04T17:31:03Z-
dc.date.issued2005-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32212-
dc.description.abstractO ensino por projetos de trabalho define-se como uma alternativa de organização do conhecimento de forma relacional e integrada. Ele é, de um lado, uma estratégia, de caráter interdisciplinar, de organização dos conteúdos escolares e, por outro lado, uma maneira de se facilitar aos alunos a construção de seus conhecimentos, pela transformação “da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.” É sabido que algumas escolas, em diversas regiões do país, têm realizado experiências baseadas em tal ideia pedagógica. Assinala-se como expressão da importância que tem sido dada a essa ideia, a realização, em Recife, do Encontro Norte-Nordeste de Educação, em 1998, para troca, entre escolas de diversos estados da região, de experiências curriculares que se organizaram em torno de projetos de trabalho e, dois anos depois, do I Seminário Pedagógico Internacional, reunido sob a temática ―Reorganização Curricular por Projetos de Trabalho‖, que contou com a presença dos pesquisadores espanhóis Fernando Hernández e Juana Sancho. Sabe-se ainda que algumas dessas experiências referidas têm sido feitas envolvendo temas que se situam na área de Ciências Naturais. Esse dado nos leva a colocar com questão: experiências didáticas inovadoras, a exemplo do emprego de projetos de trabalho, têm sido levados a cabo por escolas no ensino de conteúdos da área de Ciências Naturais, como se tem relatado? Que resultados estão sendo colhidos? Como se comporta o professor e aluno que experimentam tal estratégia pedagógica? A adoção dessa metodologia tem representado a ressignificação do ensino de conteúdos conceituais na área de Ciências Naturais? E é sobre essa forma de organização do tempo pedagógico que tratou essa pesquisa. E é a partir dela que nas nossas conclusões provisórias, que salientamos que o grande diferencial se encontra na prática desenvolvida pela professora, este ator, tão importante para que a tríade da relação ensino aprendizagem se concretize: professor/ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEnfoque globalizado, currículo integrado e interdisciplinaridade. Projeto de trabalho no ensino de ciências em classe de 4ª série do ensino fundamental: um estudo de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3181438914812825pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3496051954346908pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxTeaching through work projects is defined as an alternative of knowledge organization in a relational and integrated way. It is, on the one hand, an interdisciplinary strategy of organization of school contents and, on the other hand, a way of facilitating to the students the construction of their knowledge, by the transformation "of the information coming from the different disciplinary knowledge in knowledge own. "It is well known that some schools, in different regions of the country, have carried out experiments based on such pedagogical idea. As an expression of the importance given to this idea, the 1998 North-Northeast Education Meeting was held in Recife to exchange, among schools in different states of the region, curricular experiences that were organized in and two years later, the First International Pedagogical Seminar, held under the theme "Curriculum Reorganization for Work Projects", which was attended by the Spanish researchers Fernando Hernández and Juana Sancho. It is also known that some of these experiments have been done involving subjects that are in the area of Natural Sciences. This data leads us to ask: innovative didactic experiences, such as the employment of work projects, have been carried out by schools in the teaching of content in the area of Natural Sciences, as has been reported? What results are being collected? How does the teacher and student who experiences such a pedagogical strategy behave? Has the adoption of this methodology represented the re-signification of the teaching of conceptual contents in the area of Natural Sciences? And it is about this form of organization of the pedagogical time that treated this research. And it is from this that in our provisional conclusions, that we emphasize that the great differential is found in the practice developed by the teacher, this actor, so important for the triad of the relationship teaching learning to materialize: teacher / teaching / learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andréa Cavalcanti Galvão.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons