Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32190
Compartilhe esta página
Título: | Práticas de letramento dos estudantes jovens e adultos dentro e fora do espaço escolar: protagonismo, resistência e emancipação |
Autor(es): | Lima, Leila Britto de Amorim |
Palavras-chave: | Letramento; Educação de jovens e adultos; UFPE - Pósgraduação |
Data do documento: | 5-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta tese investigou as relações existentes entre as práticas de letramentos dentro e fora da escola vivenciadas pelos estudantes da EJA. Buscou, especificamente, compreender os movimentos de distanciamento e aproximação entre as práticas e eventos de letramento escolares e as expectativas dos sujeitos da EJA e as interfaces entre as práticas e eventos de letramento escolares e não escolares. O aporte teórico contempla as concepções de práticas de letramento (STREET, 2013) e os eventos de letramento (STREET, 2013; HEATH, 1983); os estudos sobre os significados dos letramentos e algumas implicações para Educação de Jovens e Adultos (VÓVIO e KLEIMAN, 2013; VÓVIO, 2010; MARINHO, 2010; dentre outros); sobre as especificidades etária e cultural do processo de educação de jovens e adultos (OLIVEIRA;1999; ARROYO, 2011); da EJA como direito (PAIVA, 2006,2009; HADDAD e PIERRO, 2000, 2010); as relações entre currículo e poder (MOREIRA, 2003; MOREIRA E TADEU 2011, SILVA, 2000, dentre outros). A metodologia percorrida na pesquisa foi constituída de duas fases: realização de entrevistas com estudantes jovens e adultos do módulo III, primeiro segmento, de uma escola da Rede Municipal de Olinda; observações de aulas dessa turma e acompanhamento de dois alunos em espaços extraescolares. Foram utilizados, como pressupostos teóricos e metodológicos, a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001); os conceitos de eventos e práticas de letramento (STREET, 2013 e HEATH, 1983); e os conceitos de estratégias e táticas (CERTEAU, 1985; 2001). Os resultados evidenciaram que os estudantes da EJA indicaram uma variedade de práticas de leitura e de escrita relacionadas às suas experiências e vivências, ao mesmo tempo em que manifestam sua vontade de utilizarem a linguagem em outros espaços sociais para lutar contra situações de desapreciação ou discriminação pelo não domínio da leitura ou da escrita. No que concerne ao que desejam na escola, constatamos: (1) o desejo de autonomia na leitura e na escrita e (2) a necessidade compreensão aprofundada dos textos, por meio de suas habilidades; (3) a realização da leitura para diversas finalidades e em diferentes suportes. Já no eixo da escrita, destacaram: (3) a aquisição de habilidades de escrita para fazer uso autônomo da mesma em situações reais de uso; e (4) a aprendizagem para escrever diferentes gêneros discursivos. No que se refere às práticas e eventos de letramento escolares mais recorrentes nas aulas, verificamos a recorrência de alguns eventos de letramento. No que remete aos usos da leitura e escrita fora do espaço escolar, as observações de algumas atividades mediadas pela escrita de dois estudantes da EJA revelaram diferentes atuações e estratégias para lidar no cotidiano. Ao traçamos uma relação entre os movimentos de aproximação entre as práticas e eventos de letramento escolares e as expectativas dos estudantes da EJA, observamos que os estudantes participavam de situações na escola que consideravam importantes para atuar de forma mais autônoma na sociedade. Em contrapartida, os movimentos de distanciamentos entre os eventos de letramento escolares e as expectativas se relacionavam às tensões produzidas entre as atividades propostas e as ressignificações que os sujeitos faziam das mesmas. |
Descrição: | LIMA, Leila Britto de Amorim, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: AMORIM, Leila Britto de |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32190 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Leila Britto de Amorim Lima.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons