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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31837

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Cláudia Marina Tavares de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Camila Padilha-
dc.date.accessioned2019-08-15T18:53:48Z-
dc.date.available2019-08-15T18:53:48Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31837-
dc.description.abstractA Caderneta de Saúde da Criança (CSC) foi proposta com a finalidade de ser o instrumento principal de vigilância da saúde infantil. No entanto, vem sido evidenciada uma subutilização da CSC no acompanhamento da criança na atenção básica, justificada por fatores como despreparo para lidar com o instrumento e falta de sensibilização para a importância do mesmo. Neste sentido, apresenta-se a necessidade de identificar lacunas e necessidade de atualização profissional para a proposição de estratégias de educação permanente para a CSC. A fim de potencializar e qualificar as práticas de formação, o Ministério da Saúde brasileiro instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, que baseia-se na aprendizagem significativa para transformar as práticas profissionais e prevê o uso de tecnologias da informação aplicadas à educação. Assim, este estudo teve o objetivo de desenvolver e avaliar um software educativo sobre a CSC voltado à educação permanente de profissionais puericultores da atenção básica. Trata-se de um estudo de produção tecnológica com o desenvolvimento de software educativo e abordagem quali-quanti. O percurso metodológico foi dividido em três etapas: i) Identificar necessidades de profissionais da atenção básica para educação permanente sobre a CSC, estudo exploratório de abordagem qualitativa. Dezessete médicos e enfermeiros da atenção básica do Recife responderam a uma entrevista semiestruturada. Para análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin com auxílio do software Atlas ti. ii) Desenvolver um software educativo sobre a CSC para educação permanente de puericultores no contexto da atenção básica com base nos pressupostos pedagógicos da aprendizagem significativa, com subsídios das informações coletadas na etapa de diagnóstico. iii) Avaliar o software educativo CSC no contexto da atenção básica sob a visão de especialistas em saúde da criança. Nesta etapa, quatro enfermeiros e quatro médicos realizaram avaliação pedagógica do software educativo. Para tal, foi utilizado um questionário adaptado de Behar (1993), com conceitos dispostos em uma escala do tipo Likert. Os dados foram analisados através do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e a Porcentagem de Concordância entre os especialistas com ponto de corte de 80% e 90%, respectivamente. Na etapa de diagnóstico a CSC foi percebida pelos profissionais como o instrumento norteador da assistência à saúde da criança. O corpus produzido foi organizado em cinco categorias temáticas para a educação permanente: acompanhamento de crianças com Síndrome de Down; direitos da criança; orientação sobre saúde bucal, ocular, auditiva entre outros. O software educativo Caderneta de Saúde da Criança no Contexto da Atenção Básica foi avaliado pelos especialistas com IVC Geral de 95% e a Porcentagem Geral de Concordância igual a 92,6%. Concluiu-se que as necessidades conceituais e do processo de trabalho para utilização da CSC por profissionais da atenção básica como justificativas de sua subutilização, indicaram a necessidade de educação permanente para enfermeiros e médicos puericultores da atenção básica. Com esta proposta, o software educativo desenvolvido foi considerado pelos especialistas como adequado para educação permanente por ter atingido a sua meta como instrumento de ensino-aprendizagem. Sugere-se que futuramente seja realizada a avaliação de sua eficácia com profissionais da atenção básica, concluindo o ciclo de proposição deste software como estratégia para formação e desenvolvimento profissional na promoção à saúde da criança.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectValidação de softwarept_BR
dc.subjectAtenção básicapt_BR
dc.titleCaderneta de saúde da criança no contexto da atenção básica: desenvolvimento e avaliação de software educativopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBELIAN, Rosalie Barreto-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3671513974044831pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6105493806457943pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxThe Child Health Handbook (CHH) was proposed with the aim of being the main instrument for child health surveillance. However, it has been evidenced an underutilization of CHH in the monitoring of the child in primary care, justified by factors such as unpreparedness to deal with the instrument and lack of importance’s awareness of it. In this sense, it is necessary to identify gaps and the need of professional updating for the proposal of permanent education strategies for CHH. In order to enhance and qualify training practices, the Brazilian Ministry of Health has instituted the National Policy on Continuing Education in Health, which is based on meaningful learning to transform professional practices and to provide the use of information technologies applied to education. Thus, this study was proposed to develop and evaluate educational software about CHH at the permanent education of primary care professionals. This is a study of technological production with the development of an educational software and quali-quanti approach. The methodological course was divided into three stages: i) To identify the needs of primary care professionals for continuing education on CHH, an exploratory study of a qualitative approach. Seventeen physicians and nurses from Recife's primary care answered a semi-structured interview. For the analysis of the interviews we used the technique of content analysis according to Bardin with the aid of the software Atlas ti. ii) To develop educational software on the CHH for the permanent education of childcare workers in the context of basic care based on the pedagogical presuppositions of meaningful learning, with subsidies of the information collected during the diagnostic phase. iii) To evaluate CHH educational software in the context of basic care under the vision of child health specialists. At this stage, four nurses and four physicians performed pedagogical evaluation of the educational software. A questionnaire adapted from Behar (1993) with concepts arranged on a Likert scale was used for this evaluation. The data were analyzed through the Content Validation Index (CVI) and the Percentage of Concordance between experts with a cut-off point of 80% and 90%, respectively. In the diagnosis stage, CHH was understood by professionals as the guiding tool for child health care. The produced corpus was organized into five thematic categories for lifelong education: monitoring of children with Down Syndrome; rights of the child; guidance on oral, ocular and auditory health, among others. The educational software Child Health Handbook in the Context of Primary Care was evaluated by specialists with a General CVI of 95% and a General Percentage of Agreement of 92.6%. It was concluded that the conceptual needs and work process needs for the use of CHH by primary care professionals as justification for their underuse indicate the need of permanent education for primary care nurses and doctors. With this proposal, the developed educational software was considered by the specialists as suitable for permanent education because it reached its goal as a teaching-learning instrument. It is suggested that in the future the evaluation of its effectiveness be carried out with primary care professionals, concluding the cycle of proposing of this software as a strategy for training and professional development in the promotion of child's health.pt_BR
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