Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31760

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOTTA, Antonio-
dc.contributor.authorGALVÃO, Nara Neves Pires-
dc.date.accessioned2019-08-12T17:47:21Z-
dc.date.available2019-08-12T17:47:21Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31760-
dc.description.abstractNa antropologia são praticamente ausentes temas relacionados a colecionismo, museu e campo ritual que busquem a compreensão das coleções, sob a perspectiva da formação do gosto, consumo e performance. Marcel Mauss (2003) foi um dos primeiros teóricos da antropologia que, ao trabalhar o conceito de ritual, afirmou que as representações e as práticas encontram-se sob um só domínio: o campo das significações, por ele chamado de fato social total. Pensar o colecionismo sob esse prisma, pressupõe a compreensão do ato de colecionar como um fato social, que compreende duas categorias: a do gosto, por um lado (através da paixão e a busca incansável do objeto pelo colecionador) e a da performance (que implica em códigos e rituais de afirmação de um capital intelectual através da força simbólica de uma coleção). Esta dissertação propõe uma reflexão sobre as relações entre o colecionador Ricardo Brennand, a lógica expográfica ou cenográfica dos espaços expositivos do museu construído por ele (o Instituto Ricardo Brennand, localizado no Recife – PE), e os sistemas de classificação dos objetos de sua coleção. O Instituto reflete o desejo de seu criador em atribuir sentido e significado para os seus objetos. A identidade curatorial do museu dá ênfase a uma narrativa que coloca os espaços expositivos concebidos pelo colecionador Ricardo Brennand ao invés de curadores ou museólogos. Também são abordadas questões acerca do colecionismo de Ricardo Brennand e sua relação com a cadeia produtiva da arte. Estas idiossincrasias do colecionador e suas narrativas expográficas são entendidas, nesta dissertação, como atos performativos sendo ritualizados através das exposições, coleções e acervos, tornando o diálogo entre o museu e o público um encontro não só de troca de experiências, mas sobretudo de expectativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectArte – Coleções particularespt_BR
dc.subjectObjetos de arte – Aspectos antropológicos.pt_BR
dc.subjectPercurso etnográficopt_BR
dc.subjectAntropologia do objetopt_BR
dc.titleColecionismo e performance : um percurso etnográfico pela coleção Ricardo Brennandpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4817018429972723pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0000915103413742pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxIn anthropology there are practically no subjects related to collecting, museum and ritual field that seek the understanding of the collections, from the perspective of the formation of taste, consumption and performance. Marcel Mauss (2003) was one of the earliest theorists of anthropology who, in working the concept of ritual, stated that representations and practices lie in one domain: the field of significations, which he calls total social fact. To think of collectivism in this light presupposes the understanding of the act of collecting as a social fact, which comprises two categories: that of taste, on the one hand (through passion and the relentless pursuit of the object by the collector) and performance implies codes and rituals of affirmation of intellectual capital through the symbolic force of a collection). This dissertation proposes a reflection on the relations between the collector Ricardo Brennand, the exposhographic or scenographic logic of the exhibition spaces of the museum built by him (the Ricardo Brennand Institute, located in Recife - PE), and the classification systems of the objects of his collection. The Institute reflects the desire of its creator to attribute meaning to its objects. The curatorial identity of the museum emphasizes a narrative that places the exhibition spaces designed by the collector Ricardo Brennand instead of curators or museologists. Also questions are raised about Ricardo Brennand's collectivism and its relationship with the production chain of art. These idiosyncrasies of the collector and his expogatory narratives are understood in this dissertation as performative acts being ritualized through exhibitions, collections and making the dialogue between the museum and the public a meeting not only of exchange of experiences but also an encounter of expectations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nara Neves Pires Galvão.pdf7,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons