Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31758

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREESINK, Edwin Boudewijn-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Priscila Souza e-
dc.date.accessioned2019-08-12T17:38:29Z-
dc.date.available2019-08-12T17:38:29Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31758-
dc.description.abstractO trabalho apresentado funda-se na articulação das temáticas musicais e religiosas, tendo como principal objetivo investigar o cenário musical encontrado nas práticas romeiras em Juazeiro do Norte, cidade interiorana do Ceará. Esta região encontrase num lócus de efervescência espiritual e cultural englobada por um contexto cosmológico que tende a sacralizar o que lhe é tocado, visto que os eventos romeiros são mais do que uma simples peregrinação, eles são travessias “liminares” para centros de devoção por santuários religiosos. No entanto, esta cosmologia edifica um campo perpassado de tensões e disputas simbólicas que estabelecem a romaria como um cenário que simultaneamente apresenta o sagrado e é emaranhado por conflitos entre os diversos atores sociais que participam dos eventos romeiros. A diversidade musical audível nos espaços oficiais de romaria nos permite pensar a música como um elemento agenciador das dimensões que complexificam o campo. Diante disto, investigo quais seriam os limites das mediações ocasionadas pela presença da música, ao pressupor que o dinamismo do cenário contribui para que esta também se apresente como agente antagônico. Imersa neste contexto, realizo uma análise dos eventos romeiros oficiais e nãooficiais acompanhados entre os anos de 2015 e 2016, ao reunir experiências com romeiros, grupos musicais, viajantes, juazeirenses e a Igreja Católica, por meio da etnografia musical.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectFestas religiosaspt_BR
dc.subjectPeregrinos e peregrinaçõespt_BR
dc.subjectTurismo – Aspectos religiosospt_BR
dc.subjectRomariaspt_BR
dc.subjectPráticas romeiraspt_BR
dc.subjectCosmologia romeirapt_BR
dc.title“Festa do céu na terra” : uma análise de experiências musicais nas romarias de Juazeiro do Norte, CEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8794598703048835pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9566407902205153pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation presents an analysis of the deployment of musical and religious themes, specifically focused on a research about the musical scene found in the pilgrimage practices in Juazeiro do Norte, an inner city in the state of Ceara. This region is a locus of cultural and spiritual abundance, encompassed by a cosmological context that engages in the sacralization of everything it comprises. In this background, the pilgrimage events are perceived not only as visits, but as substantial journeys to devotion centers through religious sanctuaries. Nevertheless, this cosmology raises an atmosphere that is plentiful of tensions and emblematic disputes that characterize the pilgrimages as an environment that, simultaneously, presents the sacred, and is bursting of conflicts between the diverse social parts that compound these events. The diversity found in the music played in the official spaces of these pilgrimage events allows us to think about music as an agent of catalysis of the dimensions that make this such a complex subject. Therefore, this study includes an investigation of what would be the limits of these mediations performed by the presence of the music, if considering that the dynamism of this atmosphere also perceives music as an antagonist agent. Immersed in this context, utilizing music ethnography, this analysis gathers official and unofficial pilgrimage events, observed between 2015 and 2016, by exploring the experiences with them, as well as musical groups, tourists, locals and the Catholic Church.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Amanda Priscila Souza e Silva.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons