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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEITÃO, Selma-
dc.contributor.authorSOUZA, Dayse Arianne de-
dc.date.accessioned2019-07-04T20:31:31Z-
dc.date.available2019-07-04T20:31:31Z-
dc.date.issued2013-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31353-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento da produção argumentativa de estudantes universitários através da análise de possíveis transformações na estrutura da argumentação produzida por estes enquanto participantes de uma intervenção pedagógica que proporciona intensa reflexão e prática do discurso argumentativo sobre temas curriculares. Portanto, visa obter evidências empíricas que corroborem estudos focados no desenvolvimento de habilidades argumentativas através de contextos de intervenção. A argumentação é aqui compreendida como uma atividade discursiva e social, de natureza dialógica/dialética, na qual os indivíduos justificam pontos de vista, consideram perspectivas opostas e respondem a oposição com o propósito final de aumentar aceitabilidade de suas posições e/ou reduzir as afirmações do seu interlocutor. O interesse pela argumentação justifica-se pela compreensão de que os movimentos cognitivos-discursivos, inerentes à argumentação, caracterizam o processo argumentativo como de natureza eminentemente reflexiva e fundamental à construção do conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. A intervenção pedagógica aplicada aos participantes deste estudo está fundamentada no Modelo de Debate Crítico - MDC - proposto por Fuentes (2009). Este autor compreende o debate como um processo particular de negociação discursiva, particularmente argumentativa, que mobiliza o surgimento de operações específicas de raciocínio; e defende que a prática do Debate Crítico, em contextos educacionais, possibilita aos estudantes o desenvolvimento de competências argumentativas e do pensamento crítico-reflexivo. O estudo em questão foi realizado com dados gerados no projeto “O Debate Crítico como contexto de desenvolvimento do pensamento reflexivo”, pertencentes ao Banco de Dados do Núcleo de Pesquisa da Argumentação (NupArg) da Pós-Graduação em Psicologia da UFPE. Para o estudo ora apresentado foi utilizada uma amostra intencional de cinco estudantes, selecionados a partir de critérios específicos. E, do conjunto total de dados, foram selecionadas situações de intensa produção argumentativa, especificamente, a situação de debate e produção de ensaio. A análise realizada ocorreu em dois níveis: no primeiro nível,microanalítico,se identificou a estrutura das produções argumentativas dos estudantes no curso da intervenção antes mencionada, utilizando como referência categorias estruturais elencadas na literatura (LEITÃO, 2000; 2003; 2005; 2007a; 2007b; 2008a; 2008b; WALTON, 1996; FELTON; KUHN, 2001; BESNARD; HUNTER, 2008); e posteriormente, no nível macroanalítico, se analisaram possíveis transformações na estrutura dos argumentos produzidos e como ocorreram estas transformações. Como resultado constatou-se o ganho progressivo da habilidade de operar a estrutura argumentativa (argumentar, contra-argumentar e responder as ideias do oponente), observando-se a apropriação da utilização de informação objetiva para fundamentar os argumentos e contra-argumentos, assim como o adensamento de esquemas argumentativos do tipo argumento de autoridade e de evidência para hipótese, e também do tipo de contra-argumentos sobre as razões.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectDiscussões e debatespt_BR
dc.subjectLógicapt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectEstruturas argumentativaspt_BR
dc.titleAprender a argumentar: um estudo do desenvolvimento da produção argumentativa de estudantes universitáriospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1558965844395516pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4027966674464867pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study was to investigate the development of university students’ argumentative production through the analysis of possible transformations in the argumentation structure produced by them as participants of a pedagogical intervention that provides intense reflection and argumentative discourse practice on curricular topics. Therefore, it aims at obtaining empirical evidence to support studies focused on argumentative skills development within intervention contexts. Argumentation is understood here as a discursive and social activity, of a dialectical / dialectical nature, in which individuals justify points of view, consider opposing perspectives, and respond to opposition with the ultimate purpose of increasing acceptability of their positions and / or reducing adherence to opposing positions. The interest in argumentation is justified by the understanding that cognitive-discursive movements, inherent in argumentation, characterize the argumentative process as eminently reflexive and fundamental to the construction of knowledge and the development of critical-reflexive thinking. The pedagogical intervention applied to the participants of this study is based on the Critical Debate Model - MDC - proposed by Fuentes (2009). This author understands the debate as a particular process of discursive negotiation, particularly argumentative, that mobilizes the emergence of specific reasoning operations; and argues that the practice of Critical Debate, in educational contexts, enables students to develop argumentative skills and critical-reflexive thinking. The study in question was carried out with data generated in the project 'The Critical Debate as Context of Development of Reflective Thinking', belonging to the Database of the Nucleus of Research of Argumentation (NupArg) of the Post-Graduation in Psychology of UFPE. For the study presented here, an intentional sample of five students was selected, based on specific criteria. And, from the total data set, we selected situations of intense argumentative production, specifically, the debate situation and text production. The analysis was carried out in two levels: on the first level, microanalytical, the structure of the argumentative productions of the students was identified in the course of the above mentioned intervention, using as reference structural categories listed in the literature (Leitão, 2000; 2008, 2008b; Walton, 1996; Felton & Kuhn, 2001; Besnard & Hunter, 2008); and later, at the macroanalytic level, we analyzed possible transformations in the structure of the arguments produced and how these transformations occurred. As a result, the progressive gain in the ability to operate the argumentative structure (to argue, to counter-argument and to respond to the opponent's ideas) was observed, observing the appropriation of the use of objective information to substantiate the arguments and counter-arguments, as well as the combination of argumentative authority types schemas and evidence for hypothesis, and also the type of counterarguments about reasons.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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