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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30888

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Patricia Smith-
dc.contributor.authorBATISTA JÚNIOR, Roberto Oliveira-
dc.date.accessioned2019-06-03T18:35:50Z-
dc.date.available2019-06-03T18:35:50Z-
dc.date.issued2018-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30888-
dc.description.abstractO presente estudo visa analisar a inserção de até 20% de ensino a distância na carga horária total das graduações da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Para tanto, escolhemos os cursos de Ciências Contábeis (Recife) e Medicina (Caruaru) como campo de pesquisa. Nesse estudo mapeamos e analisamos a legislação para o ensino Híbrido no Brasil e os documentos da UFPE e dos cursos escolhidos. Além disso, analisamos os avanços e os desafios apontados pela gestão, pelos docentes e pelos profissionais de TI dos dois cursos, na inserção de até 20% de carga horária à distância no ensino presencial. Como referência tivemos o aporte teórico de Tori (2009), Moran (2010), Belloni (2012), entre outros. Foi realizada uma análise dos conteúdos obtidos nas entrevistas semiestruturadas, baseada nos pressupostos de análise propostos por Bardin (1977) e Moraes (1999). Os resultados apontaram que, embora o ensino a distância seja uma modalidade de ensino há muito tempo trabalhada na UFPE, apenas há 2 anos ela permite, oficialmente, a criação de disciplinas híbridas em seus cursos presenciais. Os resultados das entrevistas apontaram que a maioria dos professores percebe o ensino híbrido como um avanço institucional e um primeiro passo para a institucionalização de uma nova cultura na UFPE. Para os profissionais de TI as percepções giraram em torno do uso de tecnologia no ensino presencial, o que se configura uma visão restrita da proposta de ensino híbrido. Os gestores demonstraram otimismo e defenderam que se trata de um passo importante para fomentar o ensino híbrido dentro da instituição. Os sujeitos entrevistados apontam avanços como: a inserção da tecnologia digital no ensino presencial, o que possibilita uma mudança de postura tanto no docente quanto no aluno em relação à construção do conhecimento e o processo de ensino e aprendizagem à distância; a flexibilidade em relação ao tempo, ao espaço, à carga horária e ao ritmo de aprendizagem de cada estudante; a possibilidade da inserção de metodologias ativas que permite atingir aos variados estilos de aprendizagem. A pesquisa gerou dados interessantes que poderão ajudar a comunidade acadêmica da própria instituição investigada em futuras discussões e decisões sobre o novo desenho instrucional que o ensino híbrido nos propõe.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectEnsino superior - UFPEpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEnsino híbrido: um estudo sobre a inserção de até 20% de EAD na carga horária de cursos presenciais da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2456350977350806pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2517625255352224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to analyze the insertion of up to 20% of distance education in the total hours of graduation of the Federal University of Pernambuco-UFPE. For this, we chose the courses of Accounting Sciences (Recife) and Medicine (Caruaru) as a research field. In this study we map and analyze the legislation for Hybrid education in Brazil and the UFPE documents and the courses chosen. In addition, we analyze the advances and challenges pointed out by the management, teachers and IT professionals of the two courses, in the insertion of up to 20% of the distance workload in face-to-face teaching. As a reference we had the theoretical contribution of Tori (2009), Moran (2010), Belloni (2012), among others. An analysis of the contents obtained in the semi-structured interviews was carried out, based on the assumptions of the analysis proposed by Bardin (1977) and Moraes (1999). The results pointed out that, although distance education is a teaching modality that has long worked in the UFPE, only 2 years ago it officially allows the creation of hybrid subjects in its on-site courses. The results of the interviews pointed out that most teachers perceive hybrid teaching as an institutional advance and a first step towards the institutionalization of a new culture in UFPE. For IT professionals, the perceptions revolved around the use of technology in face-to-face teaching, which configures a restricted view of the hybrid teaching proposal. The managers expressed optimism and defended that this is an important step to foster hybrid teaching within the institution. The subjects interviewed point out advances such as: the insertion of digital technology in face-to-face teaching, which enables a change of posture in both the teacher and the student in relation to the construction of knowledge and the process of teaching and learning at a distance; flexibility in relation to time, space, time and learning pace of each student; the possibility of the insertion of active methodologies that allows to reach the varied learning styles. The research generated interesting data that could help the academic community of the institution investigated in future discussions and decisions about the new instructional design that hybrid teaching proposes to us.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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