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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTAVARES, Celma-
dc.contributor.authorDIAS, Tânia Lúcia Farias-
dc.date.accessioned2019-05-10T20:03:43Z-
dc.date.available2019-05-10T20:03:43Z-
dc.date.issued2018-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30584-
dc.description.abstractDesde a infância as mulheres são socializadas de modo a saberem os lugares que devem (e podem) ocupar enquanto mulher na sociedade capitalista e patriarcal. O sistema patriarcal, que se alastra em todos os âmbitos nos quais as mulheres estão inseridas, as coloca em situação de subordinação; seja na esfera familiar, na formação escolar e profissional, na maneira de exercer e expressar a sexualidade, no trabalho ou demais relações sociais. Nesse sentido, o presente trabalho propõe investigar as motivações das escolhas profissionais de meninas adolescentes, considerando a socialização desigual entre homens e mulheres, baseadas nas relações sociais de sexo e na divisão sexual do trabalho. Neste sentido, a pesquisa direciona-se a partir do chamado feminismo materialista, assim como de sua categoria fundamental, a divisão sexual do trabalho (CISNE, 2012; KERGOAT, 2009; HIRATA, 2010). O estudo se realizou através de uma pesquisa qualitativa junto a meninas vestibulandas de duas escolas do Recife, uma de caráter público e outra de caráter privado, no intuito de agregar especificidades como classe e raça. A coleta de dados ocorreu através da observação não participante; análise documental; questionário; e entrevista semiestruturada junto a quinze estudantes de cada uma das duas escolas; e os dados obtidos foram analisados através da técnica da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de avanços no que diz respeito às desigualdades existentes na socialização e educação de meninas, que as restringe, na maioria das vezes, a profissões relacionadas à divisão sexual do trabalho ou influencia as motivações de suas escolhas profissionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações sociais de sexopt_BR
dc.subjectDivisão sexual do trabalhopt_BR
dc.subjectSocialização femininapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title“O que vou ser quando crescer?”: a divisão sexual do trabalho na socialização das mulheres e em suas escolhas profissionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0563223831402902pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5180296783215797pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxSince childhood the women are socialized in a way of know the places that they should (and can) occupy as a women in a capitalista and patriarchal society. The patriarcal system, that spreads in every scopes in which women are inserted, put them in a subordination situation; either in the family sphere, in the school and professional education, in the way to exercise and express their sexuality, in work or other social relationships. In this way, the presente work proposes to investigate the professionals choices motivations of teenagers girls, considering the uneven socialization between men and women, based on the social sex relationships and in the sexual division of labor. In this way, the research is directed from the so-called ―materialist feminism‖, as from your fundamental category, the sexual division of labor (CISNE, 2012; KERGOAT, 2009; HIRATA, 2010). The study was perfomed through a qualitative research within senior girl from two Recife schools, one of public character, and another from private character, in order to add specificities like class and race. The data collection occurred through non-participating observation; documentary analysis; quiz; and semistructured interview within fifteen students from each one of the two schools; and the obtained data were analyzed through content analysis technique. The results point the need to make progress with regard to existing inequalities in the socialization and education of girls, that restricts them, mostly, to professions related to the sexual division of labor or influences the motivations of their professional choices.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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