Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30458
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PADILHA, Maria Auxiliadora Soares | - |
dc.contributor.author | SILVA, Roberta Cardoso da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T22:36:28Z | - |
dc.date.available | 2019-05-02T22:36:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30458 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento do empreendedorismo digital vem provocando muitas mudanças no campo social e ganha impulso no campo educacional a partir dos anos de 2011 no Brasil, através do fenômeno das Startups EdTech e sua cultura de inovação, consideradas como tendência para educação no século XXI por instituições de pesquisa em educação renomadas. Este trabalho propõe-se a fazer uma reflexão sobre os processos de criação e desenvolvimento de uma Startup no campo da Educação que visa cultura de inovação. Para isso, discute-se o cenário no qual surgem as Startups no campo educacional, seus processos de criação e desenvolvimento, o conceito de inovação e cultura de inovação no âmbito geral e educacional. Para esta reflexão, partimos de um levantamento bibliográfico, que ensejou a pesquisa de abordagem qualitativa, que em relação aos objetivos foi exploratória, na qual optamos por realizar um estudo de caso, com análise de dados baseada na abordagem de análise de conteúdo. Desta forma constatamos que a criação e o desenvolvimento de Startups no campo educacional, embora tenha despontado, ainda apresentam muitos obstáculos em relação a cultura e a legislação educacional, ainda sim, estas iniciativas produzem inovação e uma cultura de inovação que através de um intercâmbio de conhecimento apontam caminhos promissores para o campo educacional. Este estudo enceta, a importância de mais pesquisas relacionadas as Startups EdTech e sua cultura de inovação, favorecendo, assim o aprofundamento no conhecimento destas iniciativas, dos processos que possibilitam a construção e a dinâmica de sua cultura de inovação, assim como, a contribuição para que os sujeitos do campo educacional observem de forma crítica e reflexiva as Startups e suas soluções. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject | Empresas novas | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Cultura de inovação em uma startup EdTech: análise do processo de criação e desenvolvimento | pt_BR |
dc.title.alternative | Cultura de inovação no campo educacional: uma análise do processo de criação e desenvolvimento de uma startup EdTech | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3041602996841872 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1120580802653357 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The development of digital entrepreneurship has provoked many changes in the social field and gained momentum in the educational field from the years of 2011 in Brazil, through the Startups EdTech phenomenon and its culture of innovation, considered as a trend for education in the 21st century by institutions of research in education. This work proposes to make a reflection on the processes of creation and development of a Startup in the field of Education that vision culture of innovation. To this end, we discuss the scenario in which Startups appear in the educational field, their processes of creation and development, the concept of innovation and innovation culture in general and educational scope. For this reflection, we started with a bibliographical survey, which led to the qualitative research, which was exploratory in relation to the objectives, in which we chose to carry out a case study, with data analysis based on the content analysis approach. In this way we see that the creation and development of Startups in the educational field, although it has emerged, still present many obstacles in relation to culture and educational legislation, but these initiatives produce innovation and a culture of innovation that through an exchange of knowledge points promising paths to the educational field. This study envisages the importance of more research related to EdTech Startups and its culture of innovation, thus favoring a deeper understanding of these initiatives, the processes that make possible the construction and dynamics of their innovation culture, as well as the contribution of critical and reflexive way of the subjects of the educational field in the solutions and products of the EdTech Startups. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Roberta Cardoso da Silva.pdf | 928,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons