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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30396

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Título: Modelo de apoio a decisão para avaliação de atratividade de projeto e estimação de mark-up
Autor(es): ARAÚJO, Maria Creuza Borges de
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Participação na licitação; Mark-up; ELECTRE-C em ambiente fuzzy; Modelo multicritério na licitação
Data do documento: 22-Mar-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O sucesso de organizações orientadas a projetos está intimamente ligado à quantidade de trabalhos realizados, de forma que estas empresas normalmente dispendem recursos consideráveis na preparação e envio de propostas para licitações competitivas. Neste sentido, duas questões são fundamentais: a decisão sobre participar ou não de um processo licitatório, considerando a disponibilidade dos recursos necessários para a finalização do projeto, assim como a atratividade do mesmo para a organização e; a estimação do mark-up adequado quando do envio de propostas, que, em licitações baseadas no menor preço, deve ser baixo o suficiente para ganhar a licitação e alto o suficiente para que os custos do projeto sejam pagos e o fornecedor obtenha o lucro devido à realização do trabalho. O trade-off entre a probabilidade de ganhar a licitação e o lucro esperado está altamente relacionado à atratividade do projeto para o fornecedor, motivo pelo qual este fator deve ser considerado na tomada de decisão. Neste contexto, a presente tese teve como objetivo sugerir um modelo multicritério para decisões de pré-contrato. Como principal resultado, foi proposto um modelo que utiliza o ELECTRE TRI-C em ambiente fuzzy para a decisão acerca de participação e, quando se decide pelo envio da proposta, emprega o Método Multicritério de Apoio à Licitação para a estimação do mark-up adequado. Em seguida, foi realizada uma aplicação do método em uma empresa fornecedora de unidades de destilação atmosférica para plantas de refinarias de petróleo. O modelo proposto apresentou como principais vantagens: uso de informações acerca da atratividade do projeto, provenientes da etapa de decisão sobre envio da proposta, como entrada da avaliação sobre determinação do mark-up adequado; consideração da subjetividade e incertezas relacionadas ao processo decisório e facilidade do uso pelos gerentes, quando comparado com métodos existentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30396
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

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