Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30383
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Brenda Carlos de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Antonio Lamenha Albuquerque da | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T19:37:30Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T19:37:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30383 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende investigar a representação da loucura no teatro de Nelson Rodrigues (1912–1980), escritor e jornalista brasileiro bastante influente e conhecido por suas abordagens polêmicas dos variados temas da vida humana em sua obra tanto dramatúrgica quanto narrativa. O recorte da obra rodriguiana que serve de objeto de estudo desta dissertação consiste nas peças, em ordem cronológica de publicação: A mulher sem pecado, Vestido de noiva, Álbum de família, O anjo negro e Valsa nº 6 (1981). De início, desenvolve-se uma discussão acerca da literatura comparada e suas fronteiras, a fim de situar este estudo num campo específico do conhecimento, dialogando com autores como Carvalhal (2011), Remak (2011) e Moretti (2000). O conceito de loucura e seus câmbios ao longo do tempo são perscrutados, tomando o fio condutor de Foucault (1972). Ainda sobre a loucura em si, dois elementos da obra de Nelson Rodrigues estão recorrentemente relacionados a ela: o olho e a casa. Discorre-se sobre esses dois itens, com auxílio de Bataille (2003), Bachelard (2003) e Sontag (1984), por exemplo. Em seguida, parte-se para a análise das peças de Nelson Rodrigues. Cada peça é analisada separadamente, no encalço da loucura, do olho e da casa. Por fim, elabora-se uma leitura comparativa entre o escritor sueco August Strindberg e Nelson Rodrigues, mais especificamente com as obras O pai (1970), do primeiro, e A mulher sem pecado (1981), do segundo; e busca-se também o vínculo de Nelson Rodrigues com o Modernismo brasileiro e com a literatura brasileira que trata do tema da loucura. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Nelson Rodrigues | pt_BR |
dc.subject | Loucura | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia brasileira | pt_BR |
dc.title | A loucura e Nelson Rodrigues: o teatro do desagradável | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0210614542574094 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3020775163633086 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este trabajo busca investigar la representación de la locura en el teatro de Nelson Rodrigues (1912–1980), escritor y periodista brasileño bastante influyente y conocido por sus abordajes polémicos acerca de los variados temas de la vida humana en su obra tanto dramatúrgica como narrativa. El recorte de la obra rodriguiana que sirve de objeto de estudio de esta disertación consiste en las siguientes obras teatrales, en orden cronológico de publicación: A mulher sem pecado, Vestido de noiva, Álbum de família, O anjo negro y Valsa nº 6 (1981). De inicio, se desarrolla una discusión acerca de la literatura comparada y sus fronteras, a fin de ubicar este estudio en un área específico del conocimiento, dialogando con autores como Carvalhal (2011), Remak (2011) y Moretti (2000). El concepto de locura y sus cambios al largo del tiempo son recorridos, siguiendo el hilo conductor de Foucault (1972). Aún sobre la locura en sí, dos elementos de la obra de Nelson Rodrigues a menudo están relacionados a ella: el ojo y la casa. Se discurre sobre estos dos ítems, con el auxilio de Bataille (2003), Bachelard (2003) y Sontag (1984), por ejemplo. En seguida, se parte para el análisis de las obras teatrales de Nelson Rodrigues. Cada obra es analizada separadamente, en la huella de la locura, el ojo y la casa. Por fin, se elabora una lectura comparativa entre el escritor sueco August Strindberg (1849–1912) y Nelson Rodrigues, más específicamente con las obras teatrales O pai (1970), del primero, y A mulher sem pecado (1981), del segundo; y también se busca el vínculo de Nelson Rodrigues con el Modernismo brasileño y con la literatura brasileña que trata del tema de la locura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Antonio Lamenha Albuquerque da SIlva.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons