Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30383

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Brenda Carlos de-
dc.contributor.authorSILVA, Antonio Lamenha Albuquerque da-
dc.date.accessioned2019-04-29T19:37:30Z-
dc.date.available2019-04-29T19:37:30Z-
dc.date.issued2018-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30383-
dc.description.abstractEste trabalho pretende investigar a representação da loucura no teatro de Nelson Rodrigues (1912–1980), escritor e jornalista brasileiro bastante influente e conhecido por suas abordagens polêmicas dos variados temas da vida humana em sua obra tanto dramatúrgica quanto narrativa. O recorte da obra rodriguiana que serve de objeto de estudo desta dissertação consiste nas peças, em ordem cronológica de publicação: A mulher sem pecado, Vestido de noiva, Álbum de família, O anjo negro e Valsa nº 6 (1981). De início, desenvolve-se uma discussão acerca da literatura comparada e suas fronteiras, a fim de situar este estudo num campo específico do conhecimento, dialogando com autores como Carvalhal (2011), Remak (2011) e Moretti (2000). O conceito de loucura e seus câmbios ao longo do tempo são perscrutados, tomando o fio condutor de Foucault (1972). Ainda sobre a loucura em si, dois elementos da obra de Nelson Rodrigues estão recorrentemente relacionados a ela: o olho e a casa. Discorre-se sobre esses dois itens, com auxílio de Bataille (2003), Bachelard (2003) e Sontag (1984), por exemplo. Em seguida, parte-se para a análise das peças de Nelson Rodrigues. Cada peça é analisada separadamente, no encalço da loucura, do olho e da casa. Por fim, elabora-se uma leitura comparativa entre o escritor sueco August Strindberg e Nelson Rodrigues, mais especificamente com as obras O pai (1970), do primeiro, e A mulher sem pecado (1981), do segundo; e busca-se também o vínculo de Nelson Rodrigues com o Modernismo brasileiro e com a literatura brasileira que trata do tema da loucura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNelson Rodriguespt_BR
dc.subjectLoucurapt_BR
dc.subjectDramaturgia brasileirapt_BR
dc.titleA loucura e Nelson Rodrigues: o teatro do desagradávelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0210614542574094pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3020775163633086pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo busca investigar la representación de la locura en el teatro de Nelson Rodrigues (1912–1980), escritor y periodista brasileño bastante influyente y conocido por sus abordajes polémicos acerca de los variados temas de la vida humana en su obra tanto dramatúrgica como narrativa. El recorte de la obra rodriguiana que sirve de objeto de estudio de esta disertación consiste en las siguientes obras teatrales, en orden cronológico de publicación: A mulher sem pecado, Vestido de noiva, Álbum de família, O anjo negro y Valsa nº 6 (1981). De inicio, se desarrolla una discusión acerca de la literatura comparada y sus fronteras, a fin de ubicar este estudio en un área específico del conocimiento, dialogando con autores como Carvalhal (2011), Remak (2011) y Moretti (2000). El concepto de locura y sus cambios al largo del tiempo son recorridos, siguiendo el hilo conductor de Foucault (1972). Aún sobre la locura en sí, dos elementos de la obra de Nelson Rodrigues a menudo están relacionados a ella: el ojo y la casa. Se discurre sobre estos dos ítems, con el auxilio de Bataille (2003), Bachelard (2003) y Sontag (1984), por ejemplo. En seguida, se parte para el análisis de las obras teatrales de Nelson Rodrigues. Cada obra es analizada separadamente, en la huella de la locura, el ojo y la casa. Por fin, se elabora una lectura comparativa entre el escritor sueco August Strindberg (1849–1912) y Nelson Rodrigues, más específicamente con las obras teatrales O pai (1970), del primero, y A mulher sem pecado (1981), del segundo; y también se busca el vínculo de Nelson Rodrigues con el Modernismo brasileño y con la literatura brasileña que trata del tema de la locura.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Antonio Lamenha Albuquerque da SIlva.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons