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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29978

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dc.contributor.advisorGÓMEZ, Carla Regina Pasa-
dc.contributor.authorGENÚ, Jéssica Moliterno-
dc.date.accessioned2019-04-02T19:38:22Z-
dc.date.available2019-04-02T19:38:22Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29978-
dc.description.abstractO fenômeno do empreendedorismo social desempenha um papel fundamental no fomento de melhorias sociais e ambientais pela possibilidade de geração de impacto social. O desejo de contribuir para o desenvolvimento local, favorece para que esses agentes criem novas soluções ou alternativas viáveis que busquem o atendimento do bem comum e a amenização das demandas existentes. Entretanto, assim como os empreendedores tradicionais, os sociais também enfrentam uma gama de dificuldades no fomento de seus negócios, principalmente no que tange ao universo de startups sociais por serem organizações em estágio inicial de desenvolvimento. Considerando a importância dos agentes empreendedores sociais para a sociedade e que estes enfrentam dificuldades no fomento de startups sociais, a presente dissertação apresenta como finalidade de investigação das dificuldades inerentes as startups sociais, como também a verificação da existência de similaridades e divergências entre as mesmas sob a perspectiva dos seus fundadores e cofundadores. A estrutura teórica foi construída com base nas definições de inovação, inovação social e empreendedorismo social, ademais foi proposta uma relação de dimensões e categorias extraídas da literatura que contribuíram para o processo de análise de resultados. A dissertação incorpora um estudo qualitativo de múltiplos casos selecionados a partir de critérios pré-estabelecidos de acordo com os objetivos propostos. As entrevistas abertas foram aplicadas como instrumento de coleta de dados, sendo realizadas com seis empreendedores sociais. Os dados obtidos foram tratados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Dentre as principais dificuldades encontradas destacam-se a de gestão de equipes, proposição de inovações sociais, meios de mensuração de impacto gerado e alinhamento da missão social do negócio para a manutenção das startups sociais. Observou-se que a vivencia em uma incubadora social pode auxiliar esses empreendedores no fomento dos empreendimentos sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovação socialpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleÉ difícil ser uma startup social? : a visão dos empreendedores sociaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7883718762724839pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1964176230213353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe phenomenon of social entrepreneurship plays a fundamental role in fostering social and environmental improvements through the possibility of generating social impact. The desire to contribute to local development, favors for these agents to create new solutions or viable alternatives that seek to serve the common good and alleviate existing demands. However, like traditional entrepreneurs, social entrepreneurs also face a range of difficulties in promoting their business, especially in the universe of social startups because they are organizations in the early stages of development. Considering the importance of social entrepreneurs for society and that they face difficulties in the promotion of social startups, this dissertation presents as an investigation the inherent difficulties of social startups, as well as the verification of the existence of similarities and divergences between them the perspective of its founders and co-founders. The theoretical structure was built based on the definitions of innovation, social innovation and social entrepreneurship, in addition it was proposed a relation of dimensions and categories extracted from the literature that contributed to the process of results analysis. The dissertation incorporates a qualitative study of multiple cases selected from pre-established criteria according to the proposed objectives. The open interviews were applied as an instrument of data collection, being carried out with six social entrepreneurs. The data were processed through content analysis (BARDIN, 2016). Among the main difficulties encountered are the management of teams, the proposal of social innovations, means of measuring the impact generated and the alignment of the social mission of the business to the maintenance of social startups. It was observed that living in a social incubator can help these entrepreneurs in the promotion of social enterprises.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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