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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29975

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de-
dc.contributor.authorGOMES, Jairo de Pontes-
dc.date.accessioned2019-04-02T18:54:34Z-
dc.date.available2019-04-02T18:54:34Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29975-
dc.description.abstractEsta tese tem como tema central o sacrifício no contexto do consumo e como objetivo principal apresentar um modelo teórico do sacrifício para a (não) de produtos. Foi desenvolvida uma revisão da literatura sobre cada uma das abordagens do sacrifício nas distintas áreas do conhecimento. A partir dessa revisão foi realizado um estudo qualitativo operacionalizado por meio de entrevistas com especialistas em diversas áreas do conhecimento. Utilizou-se a análise de conteúdo para o exame e interpretação dos resultados. Os resultados apontaram para duas categorias finais do sacrifício que serviram de base para a concepção de um modelo hipotético do processo de sacrifício para o consumo. Para a verificação do modelo, desenvolveu-se um instrumento de mensuração chamado de Indicador de Sacrifício do Consumidor. Foram realizadas duas coletas de dados, sendo a primeira composta por 107 e a segunda por 424 questionários. O instrumento demonstrou bons resultados psicométricos e foi utilizado em três experimentos fatoriais (2x2) para a verificação do modelo desenvolvido. Os cenários utilizados continham situações de compra com sacrifício nas quais era solicitada a tomada de uma decisão. Os experimentos foram avaliados a partir da técnica de Modelagem de Equações Estruturais e análises de variância, cujos resultados apontaram a para confirmação do Modelo que considera elementos positivos e negativos do ato de compra sacrifical. Ademais, verificou-se se o envolvimento com o produto modera a relação entre os elementos que compõem o sacrifício para a (não) compra de produtos e os resultados não evidenciaram esta moderação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSacrifíciopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.titleSacrifício para (não) compras: proposta de um modelo teórico e instrumento de mensuraçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0989944157687807pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241878195485973pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis has as its central theme the sacrifice in the context of consumption, and as a main objective to present a theoretical model of sacrifice made by the consumer on acquisition (non- acquisition) of products. A literature review on each of the approaches to sacrifice in the different areas of knowledge has been developed. From this review, a qualitative study was carried out using interviews with specialists in several areas of knowledge. Content analysis was used for the examination and interpretation of the results. The results pointed to two final categories of sacrifice, which served as the basis for the conception of a hypothetical model of the process of sacrifice for consumption. To verify the model, a measurement instrument was developed called the Indicator of Consumer Sacrifice. Two data collections were performed, the first one being composed of 107 questionnaires and the second by 424. The instrument demonstrated good psychometric results and was used in three factorial experiments (2x2) to verify the model developed. The scenarios used contained acquisitions with sacrifice situations in which decision making was necessary. The experiments were evaluated using the Structural Equation Modeling technique and analysis of variance. The results pointed to confirmation of the Model that considers positive and negative elements of sacrifice in acquisition. Additionally, it was verified if involvement with the product moderates the relationship between the elements that make up the sacrifice on acquisition (non-acquisition) of products. The results did not show this moderation.pt_BR
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