Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29974

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWANDERLEY, Lilian Soares Outtes-
dc.contributor.authorALMEIDA, Maria Luciana de-
dc.date.accessioned2019-04-02T18:51:55Z-
dc.date.available2019-04-02T18:51:55Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29974-
dc.description.abstractA motivação para realização deste estudo emergiu a partir da seguinte questão: sendo as práticas que conduzem seus praticantes em direção a sustentabilidade, como estas se estabelecem, são continuadas e conquistam adeptos que as promulgam? Para tanto, o objetivo geral foi compreender como sustentabilidade enquanto práticas podem ser estabelecer, serem continuadas e conquistar adeptos em um contexto pautado pela ideia de sustentabilidade. O campo empírico estudado foi o festival Bons Sons, visto que este festival é conhecido por lançar mão de princípios de sustentabilidade. Como subsídios teóricos foram utilizados estudos relacionados aos campos da sustentabilidade e das teorias da prática, os quais consubstanciaram a discussão da sustentabilidade enquanto prática social. Em relação aos aspectos metodológicos optou-se pela etnometodologia, a qual busca entender como os atores percebem, interpretam e significam o mundo, bem como, como as regras formais atuam governando as interações entre estes. O Corpus foi constituído por informações obtidas diretamente: observações, conversas informais e entrevistas e por informações obtidas por terceiros: reportagens e publicações e fotos e vídeos. Os dados advindos foram analisados de forma exploratória interpretativa e resultaram em práticas sociais, categorizadas em: a) ambientais: institucionalização do uso de canecas reutilizáveis, redução do uso de água, separação de resíduos sólidos e reciclagem, reutilização de materiais, conscientização; b) econômicas: desvinculação das grandes marcas comerciais, valorização e difusão do local, associativismo, criação da marca, alternativa a desertificação; e c) sociais: sentido de liberdade, exploração dos sentidos das crianças, espírito comunitário, vivência singular, envelhecimento ativo. O cenário de formações práticas no Bons Sons evidencia muitas práticas continuadas, algumas em formação e uma em descontinuidade. Este cenário nos mostra que o festival tem uma base consistente em termos de práticas voltadas a sustentabilidade. A partir deste estudo pode se concluir que a discussão a respeito de sustentabilidade na sociedade envolve o debate sobre identidades locais e cotidiano. O presente estudo abordou sustentabilidade enquanto prática. Se inicialmente parecia uma utopia, as evidências aqui discutidas trazem materialidade ao que acontece em Cem Soldos/Portugal, no festival Bons Sons.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectTeorias da Práticapt_BR
dc.subjectEtnometodologiapt_BR
dc.titleSustentabilidade e práticas sociais: um estudo etnometodológico no festival Bons Sonspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBRITO, Marisa Paula de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2970803523388631pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0082357326373795pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe motivation for this study emerged from the main question: considering that practices can lead to sustainability, how are these practices established, continued and conquering adherents that promulgate them? To answer the question, the general objective was to understand how practices are established, continued and gathering followers in a context guided by the idea of sustainability. The empirical field studied was the Bons Sons festival, since this festival is known to implement/apply principles of sustainability. As theoretical subsidies came from studies related to the fields of sustainability and theories of practice, which substantiated the discussion of sustainability as social practice. Regarding the methodological aspects, we chose ethnomethodology, which seeks to understand how the actors perceive, interpret and signify the world, as well as how formal rules govern interactions amongst themselves. The Corpus consisted of primary data: observations, informal conversations and interviews; and secondary data: reports, publications, photos and videos. The resulting data were analyzed in an interpretative exploratory way and resulted in social practices, which were categorized in: a) environmental: institutionalization of the use of reusable mugs, reduction of water usage, separation of solid waste and recycling, reuse of materials, awareness; b) economic: untying of major commercial brands, valorization and diffusion of the place, association, brand creation, alternative to desertification; and c) social: sense of freedom, exploration of children's senses, community spirit, singular experience, active aging. The scenario of practical training in Bons Sons evidences many continued practices, some in formation and one in discontinuity. This scenario shows us Bons Sons festival with a strong foundation in terms of sustainability practices. From this study it can be concluded that the discussion about sustainability in society involves dialogues regarding local and everyday identities. Overall, in detail, sustainability as practice if first was perceived as utopian, the present study discusses how in Cem Soldos/Portugal it is coming true during Bons Sons festival.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maria Luciana de Almeida.pdf3,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons