Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29947

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.contributor.authorGUEDES, Ludmila Patriota-
dc.date.accessioned2019-04-01T20:10:04Z-
dc.date.available2019-04-01T20:10:04Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29947-
dc.descriptionGUEDES, Ludmila Patriota, também é conhecida em citações bibliográficas por: PATRIOTA, Ludmilapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como escopo elucidar elementos da linguagem dramatúrgica das peças curtas tardias do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, central no alto modernismo, os quais perduram nas releituras e criações autorais, baseadas no universo de sua obra, do Coletivo Irmãos Guimarães – um coletivo de Brasília, composto por atores e performers, sob a direção dos irmãos encenadores e artistas visuais Adriano e Fernando Guimarães –, dedicado à obra de Beckett e à intensificação do trânsito entre teatro, artes visuais e performance há quase vinte anos. Essa aspiração segue o intuito maior de acompanhar as persistências e transformações da arte crítica no contemporâneo, atentando para o processo específico da linguagem da obra beckettiana, que comprova sua persistência no ato de sucumbir, elemento eminente de sua política. Enfocaremos doze peças curtas tardias de Samuel Beckett, em conjunto com as releituras e inserções autorais do Coletivo, em três dimensões: a desação, a voz e a imagem evanescente. Elucidaremos, à luz da discussão no campo da teoria crítica e da arte acerca do elo paradoxal e inextrincável entre estética e política, questões sobre a linguagem, a teatralidade, a corporalidade e a visualidade como elementos ao mesmo tempo negativos e impulsionadores da obra tardia de Beckett na arte contemporânea, especificamente no Coletivo Irmãos Guimarães. Centraremos, especialmente, no elemento beckettiano da linguagem como deposição do corpo e da palavra e expansão da visualidade enquanto central à compreensão da especificidade das inserções dos irmãos Guimarães, articulando com a reflexão sobre a relação entre estética e política pertinente ao fluxo entre as duas práticas artísticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectArte e sociedadept_BR
dc.subjectTeatro e sociedadept_BR
dc.subjectBeckett, Samuel, 1906-1989pt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectTeatro – Aspectos políticospt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectArte moderna – Séc. XXpt_BR
dc.titlePersistir sucumbindo: estética e política nas peças curtas tardias de Samuel Beckett e releituras do Coletivo Irmãos Guimarãespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0446464181419736pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2240014218572495pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this work is to explore some elements of the dramaturgic language present in the late short plays by the Irish, late-modernist playwriter Samuel Beckett. These elements continue in the works by Coletivo Irmãos Guimarães, a performative art collective from Brasília formed by the visual artists Adriano and Fernando Guimarães. The collective has been dedicated to the study and rework of Beckett's oeuvre and to the intensification of the exchanges between theatre, visual arts, and performance for nearly twenty years. The central aim of the thesis is to track the endurance and transformations of critique in contemporary art, by paying attention to the characteristic process of Beckett's work, which testifies the endurance of critique in the act of failing, an eminent feature of his politics. I focus on twelve late short plays by Beckett, together with the rereadings and authorial insertions by Coletivo Irmãos Guimarães, in three dimensions - deaction, voice, and fading image. By drawing on discussions on the paradoxical and inextricable tie between aesthetics and politics internal to the fields of art and critical theories, the work elucidates questions on language, theatricality, corporality, and the visual. These are analysed as features that are simultaneously negative and boosters of Beckett's late work on contemporary art, specifically within the work by Coletivo Irmãos Guimarães. The work focuses especially on the Beckettian element of language as deposition of both body and word, and on the expansion of the visual as crucial for the understanding of the specificity of the insertions by Guimarães brothers. The overall purpose is to reflect on the relationship between aesthetics and politics pertinent to the flow between the two artistic practices.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ludmila Patriota Guedes.pdf1,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons