Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29915

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Antônio Carlos Mota de-
dc.contributor.authorSARMENTO, Luiz Eduardo Pinheiro-
dc.date.accessioned2019-03-29T20:13:20Z-
dc.date.available2019-03-29T20:13:20Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29915-
dc.descriptionLIMA, Antônio Carlos Mota de, também é conhecido em citações bibliográficas por: MOTTA, Antôniopt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta tese é analisar e interpretar as diferentes tensões, práticas e expressões (conflitos, disputas, lutas e resistências) que os diversos sujeitos vêm empreendendo e negociando no “projeto cidade”, desvelando, assim, os processos de [Re]produção/construção e apropriação do espaço urbano. A ideia é, a partir da observação do “Projeto Novo Recife”, examinar as ordens de legitimação dos grandes projetos urbanos e seus efeitos de ruptura no espaço social das cidades contemporâneas, a exemplo do Recife, interpretando, sob a ótica do Patrimônio Cultural, as lógicas e os modos de produção das ausências e desqualificação de práticas e agentes sociais, examinando as realidades ausentes por via do silenciamento, da supressão e da marginalização, ou seja, que são ativamente produzidas como não existentes. Por fim, espera-se debruçar-se, a partir do Direitos Urbanos e do #OcupeEstelita, sobre as ativações, lutas, iniciativas e movimentos alternativos aos modelos de desenvolvimento, revelando a diversidade e a multiplicidade de experiências sociais e as possíveis reconfigurações nos modos de vida e identidades locais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectDireitos, conflitos e segurança públicapt_BR
dc.subjectEspaços urbanospt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.titlePatrimônios ausentes, cidades invisíveis: lutas, conflitos e novas centralidades urbanaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6874441696741461pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0000915103413742pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThe Purpose of this thesis is to analyze and interpret the different tensions, practices and expressions (conflicts, disputes, struggles and resistances) that different people are undertaking and negotiating on the city project, revealing the processes of reproduction, construction and appropriation of urban space. The idea is, by observing the New Recife Project, examine the legitimization orders of large urban projects and its effects on the rupture of the social space in contemporary cities, such as Recife, interpreting, from the perspective of Cultural Heritage, logics and modes of production of absences and disqualification of practices and social agents, examining the absent realities through silencing, suppression and marginalization, that is, that are actively produced as non-existent. Finally, It is expected that, based on Urban Rights and the #OcupeEstelita movement, about the activations, struggles, initiatives and alternative movements to development models, revealing the diversity and multiplicity of social experiences and the possible reconfigurations in the way of life and local identities.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Luiz Eduardo Pinheiro Sarmento.pdf13,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons