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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29862
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Maria Betânia e | - |
dc.contributor.author | ALTANIEL, Leandro Machnicki | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T17:32:24Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T17:32:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29862 | - |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa investigo se há conexão entre as possibilidades criadas pelo cineasta e designer Saul Bass, na abertura e no cartaz criados para o filme Nine Hours To Rama (1963), como forma de apresentar narrativas alternativas ao cinema clássico, e a possível relação desta linguagem ao trabalho do artista paranaense Poty Lazzarotto, mais especificamente em relação ao painel “O Teatro, a Dança e a Música” (1988), criado e realizado na cidade de Curitiba. Para isso, analiso os conceitos relacionados à montagem cinematográfica, à composição, ao imaginário e à estrutura narrativa, como elementos que possibilitam uma interpretação subjetiva da imagem e do tempo. Os procedimentos metodológicos estão amparados na semiologia e na análise de documentos históricos para construção de uma perspectiva acerca destas obras. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, o método adotado inclui a subjetividade e o contexto como partes importantes desse processo. Os principais resultados encontrados referem-se à história de vida destes dois artistas e aproximam-se em vários aspectos; a rede de relações que estabeleceram para produzir suas obras e tornarem-se conhecidos e as influências artísticas que são comuns a ambos em alguns casos. Quanto às obras há uma semelhança em suas estéticas e em suas narrativas, no entanto, há divergência em relação ao uso da conotação e da denotação para comunicação de suas mensagens. O personagem em comum está representado no arquétipo do criminoso, que figura no imaginário e no inconsciente coletivo. Foram encontradas convergências e divergências nestas obras, mas no conjunto foram evidenciadas as conexões entre as obras analisadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Tempo | pt_BR |
dc.title | A composição e a montagem em Saul Bass e Poty Lazzarotto | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0568966260257396 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0531466233320912 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this study I research if there is any connection between the possibilities created by the moviemaker and designer Saul Bass in his film title and poster made for the movie Nine Hours To Rama (1963), as an alternative way to present narratives compared to a classic cinema, and the possible link of his language on the work of the artist Poty Lazzarotto, particularly in the panel “O Teatro, a Dança e a Música” (1988) he created and realized in the city of Curitiba. To achieve that purpose, the following concepts are analysed: film editing, composition, imaginary and narrative sctructure as devices that allow subjective interpretation of image and time. The methodological procedures are based on semiology and on historical documents to set up a perspective about those artworks. Considering this study as a qualitative research, the method includes subjectivity and context as part of the process. The main results found refer to their’s life story with approaches in many aspects; the network they established to produce their works, how they became known and the artistic infuences they had which are common in some situations. Related to their artwork there are similarities in their aesthetics and in their narratives, although, there are differences about how they applied connotation and denotation to communicate their messages. The common character represented on both artworks is the archetype of the criminal, who figures in the imaginary and in the collective unconcious. Convergences and divergences were found, however in overall there are connections between those artworks. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Leandro Machnicki Altaniel.pdf | 13,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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