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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29853

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTELES, Rosinalda Aurora de Melo-
dc.contributor.authorSILVA, Regina de Lima-
dc.date.accessioned2019-03-21T16:31:29Z-
dc.date.available2019-03-21T16:31:29Z-
dc.date.issued2017-03-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29853-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo analisar os conhecimentos matemáticos mobilizados por professores ao lidarem com o Jogo da Velha com Figuras Geométricas como recurso didático. Para isso, utilizamos como sustentação teórica os estudos desenvolvidos por Ball, Thames e Phelps (2008) sobre o conhecimento matemático para o ensino. A partir das literaturas estudadas sobre uso de jogos, consideramos que no processo de planejamento e de utilização de um jogo como recurso didático no ensino da Matemática, o professor precisa mobilizar conhecimentos matemáticos de modo a desenvolver situações didáticas significativas para os processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa consistiu no desenvolvimento de três etapas inter-relacionadas: 1. Oficina de confecção do tabuleiro e das peças do Jogo da Velha com Figuras Geométricas; 2. Realização de um processo de formação para a elaboração do planejamento; 3. Aplicação do jogo em sala de aula. Utilizamos como instrumentos de coleta a vivência de atividades com o próprio jogo, cujo foco era a geometria e os registros das observações. O trabalho possui natureza qualitativa e interpretativa dos dados. Para a realização da pesquisa, tivemos como colaboradores professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuavam na Rede Pública de Ensino do Município de Recife/PE. Destacamos que as professoras participantes apresentaram indício do conhecimento do conteúdo comum, como: a construção dos quadrados congruentes, uso da régua de maneira correta, visualização, noção de espaço e multiplicação e divisão de números naturais mentalmente. Ressaltamos que no momento da oficina não identificamos o conhecimento do conteúdo especializado no grupo investigado. Na elaboração do planejamento, o conhecimento do conteúdo e do ensino foi bastante expressivo, com destaque para os procedimentos e para as estratégias didáticas para conduzir o ensino, tais como: a escolha de vários recursos e materiais didáticos para a construção do seu planejamento; levantamento dos conhecimentos geométricos prévios dos estudantes em rodas de conversas; utilização de diversos procedimentos e métodos para abordar o conteúdo de geometria a partir do jogo. Em relação ao conhecimento do conteúdo e dos estudantes, foram identificados alguns indícios, por exemplo, o conhecimento das dificuldades dos estudantes e estratégias para saná-las. Durante a prática de ensino das duas professoras, identificamos indícios do conhecimento do conteúdo e do ensino, tais como: levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos matemáticos e a distribuição das peças do jogo para explorar classificação. Destacamos que as docentes possuíam alguns indícios do conhecimento do conteúdo e do currículo, como: abordar os conteúdos sugeridos pelo currículo para cada ano escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleConhecimentos matemáticos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre o jogo da velha com figuras geométricas como recurso didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5430501613411785pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8888500885370084pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research had the objective of analyzing the mathematical knowledge mobilized by teachers in dealing with the Tic Tac Toe Game with Geometric Figures as didactic resource. For this, we use as theoretical support the studies developed by Ball, Thames and Phelps (2008) on the mathematical knowledge for teaching. From the literature on the game experience, we consider that in the process of planning and using a game as a didactic resource in the teaching of Mathematics, the teacher needs to mobilize mathematical knowledge in order to develop didactic situations that are significant for the teaching and learning processes. The research consisted in the development of three interrelated stages: 1. Workshop for the preparation of the board and pieces of the Tic Tac Toe Game with Geometric Figures; 2. Carrying out a training process to prepare the planning; 3. Application of the game in the classroom. We used as instruments of collection the experience of activities with the game itself, whose focus was the geometry and the records of the observations. The work has a qualitative and interpretative nature of the data. For the accomplishment of the research, we had as collaborators professors of the initial years of Basic Education that worked in the Public Network of Education of Recife / PE. We emphasize that the participating teachers presented evidence of knowledge of common content, such as: the construction of congruent squares, correct use of ruler, visualization, notion of space and multiplication and division of mental numbers. We emphasize that at the time of the workshop we did not identify the knowledge of the content specialized in the group investigated. In the elaboration of planning, the knowledge of content and teaching was very expressive, with emphasis on the procedures and didactic strategies to conduct teaching, such as: the choice of various resources and didactic materials for the construction of planning; survey of previous geometric knowledge of students in conversation wheels; use of various procedures and methods to address geometry content from the game. In relation to knowledge of content and students, some clues were identified, for example, knowledge of student’s difficulties and strategies to remedy them. During the teaching practice of the two teachers, we identified evidence of content and teaching knowledge, such as: raising student’s previous knowledge of mathematical content and distributing pieces of the game to explore classification. We emphasize that teachers had some evidence of knowledge of content and curriculum, such as: to address the contents suggested by the curriculum for each school year.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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