Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29615

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Raianny Kelly Nascimento-
dc.date.accessioned2019-03-08T16:13:08Z-
dc.date.available2019-03-08T16:13:08Z-
dc.date.issued2017-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29615-
dc.description.abstractAs telenovelas constituem um dos principais programas de entretenimento nas emissoras de rede aberta no Brasil. Conseguem atrair grandes índices de audiência, por aproximarem-se do cotidiano das pessoas, borrando as fronteiras entre a ficção e o imaginário social. Este estudo analisa como se constitui o ethos da mulher com deficiência em telenovelas brasileiras. Entendemos as telenovelas enquanto texto, constituído de um currículo cultural que produz realidades, regula e governa identidades, ou seja, um dispositivo que integra o aparato pedagógico das sociedades contemporâneas. Construímos um corpus formado por cenas da novela global – “Amor à vida” – que traz em sua narrativa a história de uma personagem feminina com deficiência. A partir da análise de elementos verbais e visuais do contexto desta personagem, presente em alguns episódios destas telenovelas discutiu as relações entre o ethos constituído e estereótipos ligados à mulher com deficiência. Nossas reflexões sugerem que as telenovelas se constituem em um campo de articulação de significados em torno da mulher, do corpo e da deficiência, ainda bastante influenciado por uma política de gênero patriarcal e heteronormativa e por padrões de beleza que incentivam a busca do corpo perfeito, mas, também, desafiado por movimentos culturais externos, contra-hegemônicos, que exercem uma ação crítica, incitando negociações e deslocamentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTelenovelas (Brasil)pt_BR
dc.subjectMulheres (Brasil)pt_BR
dc.subjectDeficientes na comunicação de massa (Brasil)pt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero (Brasil)pt_BR
dc.titleVilãs ressentidas ou heroínas improváveis? : o ethos da mulher com deficiência em telenovelas brasileiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3397480738092074pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6160820352802922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxLas telenovelas constituyen uno de los principales programas de entretenimiento en las emisoras de red abierta en Brasil. Logran atraer grandes índices de audiencia, por acercarse del cotidiano de las personas, manchando las fronteras entre ficción y el imaginario social. Este estudio analiza cómo ser constituye el ethos de la mujer con deficiencia en telenovelas brasileñas. Entendemos las telenovelas en cuanto texto, constituido de un currículum cultural que produce realidades, regula y gobierna identidades, o sea, un dispositivo que integra el aparato pedagógico de las sociedades contemporáneas. Construimos un corpus formado por escenas de la telenovela global – “Amor à vida” – que trae en su narrativa la historia de un personaje femenino con deficiencia. Desde la análisis de elementos verbales y visuales del contexto de este personaje, presentes en algunos episodios de esta telenovela, discutimos las relaciones entre el ethos constituido y estereotipos conectados a la mujer con deficiencia. Nuestras articulaciones de significados alrededor de la mujer, del cuerpo y de la deficiencia, todavía muy influenciado por una política de género patriarcal, heteronomativa y por padrones de belleza que incentivan la búsqueda del cuerpo perfecto, pero también, desafiado por movimientos culturales externos, contra-hegemónicos, que ejercen una acción crítica, incitando negociaciones y desplazamientos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Raianny Kelly Nascimento Araújo.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons