Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29613

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de-
dc.contributor.authorPEREIRA, Andrielle Maria-
dc.date.accessioned2019-03-08T16:00:07Z-
dc.date.available2019-03-08T16:00:07Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29613-
dc.description.abstractNas últimas décadas, houve um forte investimento em artefatos midiáticos para divulgação e implementação das chamadas “metodologias educacionais inovadoras”. Com ênfase na construção de um perfil docente “bem-sucedido” e na ideia de “educação para todos”, o governo investiu em programas televisivos para formação continuada de docentes, assim como na mídia pedagógica impressa, também chamada de revistas pedagógicas. Estas revistas são dispositivos pedagógicos, constituídos de um currículo colocado à disposição dos/as docentes com propriedades prescritivas, fixadoras de práticas, que produz significações e saberes que ensinam modos de ser e estar em sociedade através de jogos de interpelação dos sujeitos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os discursos sobre a surdez e a educação de surdos/as presentes na mídia pedagógica impressa no período de 1995 a 2015. O corpus foi constituído por fragmentos discursivos das revistas Nova Escola, Presença Pedagógica e Carta Fundamental, privilegiando-se, especialmente, as matérias sobre surdez e educação de surdos/as e as capas de revistas e imagens que fazem referências ao contexto pesquisado. Os resultados apontam que as revistas pedagógicas brasileiras (re)articulam, ressignificam e fixam significações sobre as políticas educacionais institucionalizadas pelo governo – ora se posicionando como defensoras e disseminadoras, ora questionando e problematizando discursos e concepções. As matérias das revistas apresentam discussões sobre o contexto da educação de surdos/as com traços das abordagens educacionais – oralista, comunicação total e bilinguismo-, sendo as pessoas surdas significadas, majoritariamente, pelo que falta ao corpo. Nos últimos anos, notamos uma ênfase nas discussões sobre o bilinguismo e ensino do português na modalidade escrita. Evidenciando um movimento descontínuo, permeado por negociações que apresentam avanços e retrocessos, articulando-se e deslocando-se ao longo do tempo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdos – Educação (Brasil)pt_BR
dc.subjectPeriódicos brasileiros (Brasil)pt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensino (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducação permanente (Brasil)pt_BR
dc.subjectAnálise do discurso (Brasil)pt_BR
dc.titleA surdez e a educação de surdos/as em revistas pedagógicas brasileiras nos anos de 1995 a 2015pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUSA, Wilma Pastor de Andrade-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3100577868382642pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6160820352802922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxIn the last few decades, there has been heavy investment in media artifacts for dissemination and implementation of so-called "innovative educational methodologies". With emphasis on the construction of a "successful" teacher profile and the idea of "education for all", the government invested in television programs for continued formation of teachers, as well as in the printed pedagogical media, also called pedagogical magazines. These journals are pedagogical devices, composed of a curriculum placed at the disposition of teachers with prescriptive properties, fixers of practices, that produces meanings and knowledge that teach ways of being and being in society through games of interpellation of the subjects. This research had as objective to analyze the speeches about the deafness and education of the deaf present in the printed pedagogical media from 1995 to 2015. The corpus consisted of discursive fragments of the magazines Nova Escola, Presença Pedagógica and Carta Fundamental, with special emphasis on deafness and education of the deaf and magazine covers and images that make references to the context researched. The results show that the Brazilian pedagogical magazines (re)articulate, resignify and fix meanings about the educational policies institutionalized by the government - now positioning themselves as defenders and disseminators, sometimes questioning and problematizing discourses and conceptions. The materials of magazines have discussions about the context of deaf education with traces of educational approaches - oralist, total communication and bilinguism -, and the signified deaf people, mostly, by missing the body. In recent years, we have noted an emphasis on discussions on bilingualism and Portuguese teaching in the written mode. Evidencing a discontinuous movement, that have permeated through negotiations advances and retreats, articulating and moving over time.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andrielle Maria Pereira.pdf6,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons