Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29330

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Francisco Ivo Dantas-
dc.contributor.authorSOUSA, Rosalina Freitas Martins de-
dc.date.accessioned2019-02-20T20:41:31Z-
dc.date.available2019-02-20T20:41:31Z-
dc.date.issued2017-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29330-
dc.descriptionCAVALCANTI, Francisco Ivo Dantas, também é conhecido em citações bibliográficas por: DANTAS, Ivopt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objeto de estudo o princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional, extraído a partir do texto do art. 5°, XXXV, da CRFB/88, segundo o qual “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”. O dispositivo veda que qualquer questão, inclusive a ameaça de lesão, seja subtraída da apreciação do Poder Judiciário. Entretanto, o Poder Judiciário não detém expertise para o trato de determinadas matérias. Há diversos órgãos administrativos – organizados inclusive com razoáveis garantias de independência – que atuam em áreas técnicas e específicas e que, por isso mesmo, não deveriam ter suas decisões passíveis de controle ilimitado pelo Poder Judiciário. Porém, as decisões proferidas por esses órgãos podem ser – e recorrentemente têm sido – submetidas ao crivo judicial, justamente em razão do art. 5°, XXXV, da CRFB/88. A tutela jurisdicional pode ser prestada adequadamente por outros órgãos administrativos. Considerando que o ordenamento jurídico brasileiro adotou o sistema multiportas, que consagra uma variedade de mecanismos para a solução de controvérsias; considerando, mais, que a função jurisdicional pode ser exercida por outros órgãos não vinculados à estrutura do Poder Judiciário, conforme admite a construção teórica da separação de funções estatais, numa versão contemporânea; considerando o reconhecimento da natureza jurisdicional da arbitragem, que afasta o monopólio da jurisdição pelo Estado e, em particular, pelo Poder Judiciário; considerando, também, que não se vislumbra diferença ontológica entre Jurisdição e Administração; considerando, ainda, a existência de um instrumento garantista também na Administração Pública, no caso, o processo administrativo; cumpre lançar um novo olhar sobre o art. 5°, XXXV, da CRFB/88, de modo a interpretá-lo para assegurar que alguns órgãos administrativos, quando do exercício da função jurisdicional, não tenham suas decisões controladas ilimitadamente pelo Poder Judiciário. Propõe-se uma interpretação evolutiva, de modo a atribuir ao vocábulo poder, constante do art. 5°, XXXV, da CRFB/88, o sentido de função, e não de Poder Judiciário enquanto órgão, como tradicionalmente compreendido. O texto normativo passaria a ostentar a seguinte redação: “a lei não excluirá da função jurisdicional lesão ou ameaça a direito”. A partir dessa interpretação, que, inclusive, se encontra em harmonia com o art. 3° do CPC/2015, o princípio previsto no art. 5°, XXXV, da CRFB/88 adquire uma feição prestacional, não de simples garantia passiva, mas de uma obrigação a ser ativamente prestada pelo Estado, que deve considerar o aspecto da eficiência do serviço a ser ofertado à sociedade. Considerando as habilidades técnicas exigidas para o trato de algumas matérias, o legislador deve editar regras atribuindo competência a órgãos mais adequados. Deve o legislador, ainda, estabelecer limites para o controle pelo Poder Judiciário do quanto decidido pela Administração, como fez em relação à arbitragem, onde o Poder Judiciário, quando provocado, não pode modificar a sentença arbitral quanto ao seu mérito. O dispositivo ainda se dirige ao órgão julgador competente para o exercício da função jurisdicional, que fica proibido de se eximir de responder ao pedido de tutela jurisdicional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito Constitucional - Brasilpt_BR
dc.subjectControle da Constitucionalidade - Brasilpt_BR
dc.subjectControle Jurisdicional de Atos Administrativospt_BR
dc.subjectConstituição, Brasil (1988)pt_BR
dc.subjectJurisdição - Brasilpt_BR
dc.subjectPoder Judiciário - Brasilpt_BR
dc.titleA função jurisdicional adequada e a releitura do princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional (CRFB/88, Art. 5º, XXXV)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCUNHA, Leonardo Carneiro da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2529450483374954pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0885609076249585pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxThe present work has as object of study the principle of non-obviation of jurisdiction control, from the Article 5, XXXV of the Federal Constitution of 1988, according to which “the law will not exclude the assessment of the Judicial Branch injury or Right threat”. The device closes that any issue, including threat of injury, be subtracted from the appreciation of the Judicial Branch. However, it does not hold expertise to handle certain matters. There are several administrative bodies – organized with reasonable independence guarantees – which works in technical and specific areas and that should not have your decisions liable of unlimited control from the Judicial Branch. Yet, the sentences pronounced by these bodies can be – and have been recurrently – submitted to judicial sieve, precisely because of the Constitutional Article quoted above. Jurisdiction protection can be properly provided by other administrative bodies. Considering the Multidoor Courthouse System adopted by Brazilian legal system, which establish variety of mechanisms for dispute resolution; considering, moreover, that jurisdictional function can be exercised by other bodies not linked to Judicial Branch structure, as it admits the theoretical construction of separation of state functions, in its contemporary version; considering the recognition of arbitration’s jurisdiction nature, which moves away the monopoly of jurisdiction by the State and, in particular, by the Judicial Branch; considering that does not visualize the ontological difference between jurisdiction and administration; considering, still, the existence of a guarantor instrument also in the Public Administration, in this case, administrative proceeding; meets launch a new eye over the Article 5, XXXV of the Federal Constitution of 1988, in order to interpret it to ensure that some administrative bodies, when exercising jurisdictional function, does not have your decisions unlimited controlled by the Judicial Branch. It is proposed an evolutionary interpretation, in order to attribute to the word power, constant of the Article 5, XXXV of the Federal Constitution of 1988, the meaning of function, and not from Judicial Branch as body, as traditionally understood. The statutory text would print the following composing: “the law will not exclude from the jurisdictional function injury or Right threat”. From this interpretation, which is in harmony with the Article 3 of the Civil Code of Procedures of 2015, the principle fixed in the Article 5, XXXV of the Federal Constitution of 1988 acquires a provisional feature, not only a simple passive guarantee, but an obligation to be actively provided by the State, that should consider the aspect of efficiency of the service to be offered to the society. Considering the technical abilities required to handle certain matters, the legislator should edit rules assigning skills to the more suitable bodies and also set limits to the control by the Judicial Branch how decided by the Administration, as done in relation to arbitration, where it, when provoked, can’t modify the arbitration award regarding on your merit. The device is still addressed to the competent judicial body to exercise jurisdictional function, which is prohibited from exemption from responding to request of jurisdictional protection.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Rosalina Freitas Martins de Sousa.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons