Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29292

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Eduarda da Mota-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Rafael de Brito-
dc.date.accessioned2019-02-19T23:29:33Z-
dc.date.available2019-02-19T23:29:33Z-
dc.date.issued2013-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29292-
dc.description.abstractA emergência do marketing político, em meados do século XX, junto à sua posterior consolidação, alterou de forma substancial a maneira com a qual disputas eleitorais são tocadas nas democracias eletivas. Esta dissertação visa compreender como o marketing engloba e opera os conceitos de candidato, eleitor e política dentro de uma campanha eleitoral, com destaque maior para o primeiro conceito. Para isso, parte-se de uma contextualização do histórico econômico e político quando do seu surgimento, a fim de compreender o processo social que lhe dá sentido e permite a sua operacionalização. Assim, recorre-se a autores que se empenharam em compreender a construção do que a Sociologia tradicionalmente chama de Modernidade: Jürgen Habermas – com sua análise sobre a mudança estrutural da esfera pública, Hannah Arednt – com sua discussão sobre a “perda de mundo”, Max Weber – em sua abordagem sobre a construção do Estado Moderno e Robert Dahl – com sua discussão sobre as poliarquias. Completementando a abordagem teórica – e uma vez que o marketing se utuliza dos meios de comunicação de massa pra cumprir com seus objetivos – Antonio Canelas Rubim e John B. Thompson abordam o fenômeno da mídia e seu peso na sociedade contemporânea, com consequencias para o campo político. Esta dissertação, dado o exposto, se presta a compreender especificamente o marketing político aplicado na campanha do então candidato à prefeitura do Recife, Geraldo Júlio. Caso bastante interessante, sendo este uma pessoa antes desconhecida da população e cuja candidatura demandou um trabalho de marketing intenso, acabou por ser eleito em outubro de 2012. A fim de cumprir com os objetivos, foram utilizados os métodos de observação a partir de uma vivência nos bastidores da campanha – de julho a setembro de 2012 – e, principalmente, a análise de conteúdo de dez programas eleitorais do candidato.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectMarketing políticopt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectEleições municipaispt_BR
dc.subjectCivilização modernapt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.titleEssa dissertação não foi Geraldo quem fez: a construção da concepção de política, candidato e eleitor pelo marketing político de Geraldo Júliopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1663429378804391pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6936205242822504pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThe emergence of political marketing, which happened in the middle of the twentieth century, and its subsequent consolidation substantially changed the way which electoral disputes happen in elective democracies. This dissertation aims to understand how marketing encompasses and deals with the concepts of candidate, voter and campaign politics. In order to accomplish such results, there shall be a historical contextualization of economy and political situations as of its appearance, aiming at understanding the social process that gives meaning and enables its operation. Because of that, the present study has made use of authors who have endeavored in understanding the construction of what Sociology traditionally calls Modernity: Jürgen Habermas - with his analysis about structural changes in the public sphere, Hannah Arednt - with her discussion on how Capitalism changes the politics, Max Weber - in his approach to the construction of the Modern State, and Robert Dahl - with its discussion of the polyarchies. Completing the theoretical approach - and once political marketing uses mass communication to get to its results – Antonio Canelas Rubim and John B. Thompson analyze the media phenomenon and its importance for the contemporary society, as well as the consequences for the political field. This dissertation, as stated above, attempts to understand the political marketing specifically applied in Geraldo Júlio's campaign for the mayorship of Recife. This case is interesting because he was rather unknown by the population, which demanded for an intense marketing work that paid off, with him eventually being elected in October 2012. In order to fulfill the objectives, the methods used were the observation of the campaign backstage situations, from July to September 2012 - particularly, the content analysis of ten electoral programs present in the candidate's campaign.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafael de Brito Siqueira.pdf3,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons