Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29227

Compartilhe esta página

Título: Origami euclidiano
Autor(es): FRANÇA, Emanuella Martins de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Geometria; Origami; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 28-Abr-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Nosso trabalho mostra os resultados de um experimento utilizando origami para o ensino de Geometria; a atividade, mais precisamente, desafiou os voluntários a evocarem seus conhecimentos prévios para a resolução dos desafios propostos a partir do uso do origami e como essa utilização pode favorecer esse ensino. Devido as dificuldades, pudemos constatar que a Geometria foi e ainda é importante na formação não apenas de engenheiros, arquitetos, designers, desenhistas, topógrafos, cartógrafos, projetistas, pilotos, físicos, escultores, mas na vida profissional de qualquer cidadão, principalmente professores de Matemática e Geometria Gráfica. Para este propósito, sondamos o porquê do abandono da Geometria, mais precisamente das construções a régua e compasso, já que tínhamos a impressão de que esses instrumentos podem ter sido um dos responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem na formação de professores, e perpetuadas para os alunos ao longo das décadas. Temos como principal hipótese que os alunos, que ingressam nos cursos de Licenciatura em Expressão Gráfica e áreas afins, não possuem um conhecimento prévio favorável à aprendizagem destes e outros conteúdos necessários às suas formações, advindos da negligencia do ensino desses saberes nas escolas públicas. Para comprovar nossa hipótese, iremos analisar a resolução de problemas de construção pelos sujeitos em dois ambientes: régua e compasso versus origami, para identificar técnicas e elementos tecnológicos e teóricos em jogo no cumprimento das tarefas do gênero “construir” por alunos do curso de Licenciatura em Expressão Gráfica à luz da Teoria Antropológica do Didático.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29227
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Emanuella Martins de França.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons