Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29078
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BELLEMAIN, Franck Gilbert René | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Núbia dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T13:00:19Z | - |
dc.date.available | 2019-02-13T13:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29078 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a investigar como ocorre o processo de articulação entre as diferentes abordagens das Cônicas presentes no ensino. Visamos, assim, entender esta articulação mediante uma simulação virtual, por alunos de Licenciatura em Expressão Gráfica (LEG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma vez que a Geometria Gráfica é cerne de todo seu aprendizado. Desse modo, acreditamos que o uso de uma ferramenta computacional, que permita ao aluno a visualização de diferentes caracterizações das cônicas por meio de representações gráficas e algébricas, tem muito a contribuir com esse processo. O nosso estudo se apoia na Teoria dos Registros de Representação Semiótica - TRRS. Nosso interesse deve-se a observação do fenômeno epistemológico da matemática, mais precisamente, o estudo das definições das cônicas e a influência das representações semióticas na sua compreensão. A partir da utilização da TRRS, assumimos que o nosso objetivo é observar como os alunos operam as situações problemas, considerando os aspectos cognitivo, epistemológico e didático, que subdividem a nossa pesquisa. Para tanto, propomos uma atividade didática composta por um questionário e uma simulação virtual que representa as situações planas e espaciais das cônicas, mais frequentes e presentes na história do ensino. Este experimento nos revelou lacunas no ensino e na aprendizagem das cônicas, como as dificuldades em articular alguns conceitos prévios, a fragilidade na formação de outros e a ausência de sentido no acesso de algumas representações, características que confirmam a ideia central da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria gráfica | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Registros de Representação Semiótica - TRRS | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Curvas Cônicas: do espaço ao plano da abstração ao registro visual numa perspectiva dinâmica | pt_BR |
dc.title.alternative | Curvas Cônicas: do espaço ao plano da abstração ao registro visual com auxílio da geometria dinâmica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2322110619471993 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8667486345431443 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to investigate how the process of articulation between the different approaches of Conics present in education happen. We intend, therefore, to understand how this articulation occurs through a virtual simulation, by undergraduate students of the 2nd term of the Degree in Graphic Expression of the Federal University of Pernambuco (UFPE), since Graphic Geometry is the heart of all its learning. Thus, we believe that the use of a computational tool that allows the student to view different characterizations of conics through graphic and algebraic representations has much to contribute to this process. Our study is based on the Theory of Semiotics Representation Registers - TSRR. Our interest is due to the observation of the epistemological phenomenon of mathematics, more precisely, the study of the conics definitions and the influence of semiotic representations in their understanding. From the use of TSRR, we assume that our goal is to observe how students operate problem situations, considering the cognitive, epistemological and didactic aspects, which subdivide our research. In order to do so, we proposed a didactic activity composed by a questionnaire and a virtual simulation that represents the flat and spatial situations of conics more frequent and present in the history of education. This experiment revealed us gaps in teaching and learning the conics, as the difficulties in articulating some previous concepts, Fragility in the formation of others and the lack of sense in the access of some representations, characteristics that confirm the central idea of the Theory of Semiotics Representation Registers | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Núbia dos Santos de Sousa.pdf | 4,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons