Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28369

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de-
dc.contributor.authorSANTANA, Shirley Arruda-
dc.date.accessioned2019-01-02T15:01:08Z-
dc.date.available2019-01-02T15:01:08Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28369-
dc.description.abstractSacrifício se refere a uma das propriedades do sagrado (BELK; WALLENDORF; SHERRY, 1989), implicando uma prática radical (KOZINETS, 2002) de oferecimento a uma divindade, que pode mudar o estado moral da pessoa que a realiza e do objeto ofertado (HUBERT; MAUSS, 1899/2013). A prática de sacrifício no cotidiano das pessoas assume diversos significados, ainda pouco explorados pelo campo de estudos em consumo. Sugere-se que exista uma lacuna no conhecimento sobre as relações entre consumo e sacrifício, especialmente no que diz respeito ao entendimento de como este pode constituir os comportamentos de consumo. Portanto, a tese que se defende neste trabalho é de que os sacrifícios podem constituir comportamentos de consumo, caracterizando não apenas processos de emancipação de lógicas de mercado, mas também representando expressões de amor por si próprio, pelas pessoas e por suas posses. Sendo assim, experiências de sacrifício vivenciadas pelo consumidor podem mudar ou reforçar comportamentos de consumo. A abordagem foi interpretativista, tendo sido realizadas entrevistas em profundidade, analisadas por meio da análise de discurso e organizadas a partir da semiótica estrutural — quadrado semiótico. Como resultados da pesquisa, apresenta-se uma definição de sacrifício de consumo, com base no ponto de vista do consumidor; discutem-se as dinâmicas dos sacrifícios na contemporaneidade; e defende-se um modelo teórico que explora as dinâmicas e a diversidade dos sacrifícios vivenciados pelas pessoas e as implicações disso no comportamento do consumidor. Com isso, espera-se contribuir com o conhecimento acerca do tema em estudos do consumo, assim como também colaborar para o incremento da produção de pesquisas no campo dos estudos de consumo no Brasil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectRelacionamento de consumopt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.titleSacrifício e comportamento de consumo: proposta de um modelo teórico para entendimento de sacrifícios de consumopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4396175343651225pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241878195485973pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxSacrifice refers to one of the sacred properties (BELK, WALLENDORF, SHERRY, 1989), which implies a radical practice (KOZINETS, 2002) of offering an object of sacrifice to a deity, thereby changing the moral state of both the individual who performs it and the object (HUBERT; MAUSS, 1899/2013). However, the research field on consumers has very little to say about sacrifice practices in our daily life and more importantly, how they can be interpreted differently amongst consumers. In this regard, there is ample evidence to suggest there is a gap in the knowledge concerning the relationship between consumption and sacrifice, especially when considering how this can drive consumer behavior. This paper defends the idea that sacrifice may constitute consumption behavior, which features not only the processes of market logic emancipation, but also incorporates expressions of love for the self or their possessions. This leads to the conclusion that consumer sacrifice experiences may in fact change or enhance behaviors. The research has been driven based on an interpretive approach; via in-depth interviews; and analyzed the data using discourse analysis and structural semiotics – the semiotic square. While the definition of consumption sacrifice was based on the consumer's point of view, it discussed the dynamics of the sacrifice in the contemporary world, and also presented a theoretical model, which explores the diversity of sacrificial experiences and their affect on consumer behavior. The expectation of this work is to contribute to the knowledge on sacrifice and consumption, while improving research production on the field of Consumer Culture Theory in Brazil.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Shirley Arruda Santana.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons