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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2799

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMALHO, Geber Lisboapt_BR
dc.contributor.authorMARIZ, Eric Bruno Perazzopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:01:15Z
dc.date.available2014-06-12T16:01:15Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationBruno Perazzo Mariz, Eric; Lisboa Ramalho, Geber. Avaliação experimental de detecção de colisão para jogos J2ME. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2799
dc.description.abstractApesar da avaliação experimental ser uma abordagem aceita e bem difundida para validação científica na maioria das disciplinas, apenas recentemente ela tem sido sistematicamente usada em Engenharia de Software, para com o intuito de examinar experimentalmente abordagens de desenvolvimento. Neste contexto, o crescente mercado de jogos para dispositivos móveis tem uma alta demanda por pesquisas na área de Engenharia de Software Empírica, devido à necessidade de utilização de técnicas de desenvolvimento adequadas às limitações de memória e processamento destes dispositivos. Infelizmente, muito pouco tem sido feito ou relatado na literatura a respeito de avaliações empíricas de técnicas de desenvolvimento de jogos móveis, que são o principal tipo de aplicação móvel hoje em dia. Assim, o objetivo desta dissertação é fornecer um estudo experimental comparativo entre diferentes técnicas de detecção de colisão, função recorrente e muito freqüente, para jogos móveis usando a linguagem J2ME, que é o padrão atual de desenvolvimento. São adotadas três métricas para servir de base na análise comparativa dos resultados: A performance em quadros (frames) por segundo; o percentual do tempo total gasto nos métodos mais relevantes; e o tamanho do código-fonte. Algumas técnicas de detecção de colisão em duas dimensões são implementadas em 2 jogos (O Breakout e o Space Invaders) como estudo de caso. As técnicas foram executadas tanto em emulador quanto em celulares. A análise dos resultados obtidos identifica, com base nas métricas de comparação, qual técnica de detecção melhor se aplica para cada um dos dois jogos escolhidos. Exemplificando, a partir dos resultados podemos confirmar que o jogo Breakout possui uma boa performance quando o mesmo é implementado com ladrilhos. Diferentemente, o jogo Space Invaders, que não possui características de um jogo baseado em ladrilhos, demonstrou um resultado bastante insatisfatório no uso desta técnica quando comparado com as outraspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Software Empíricapt_BR
dc.subjectDetecção de Colisãopt_BR
dc.subjectAvaliação Experimentalpt_BR
dc.subjectJ2MEpt_BR
dc.subjectJogos Móveispt_BR
dc.titleAvaliação experimental de detecção de colisão para jogos J2MEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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