Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27620

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Eduardo Duarte Gomes da-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Daniel Monteiro do-
dc.date.accessioned2018-11-21T19:14:15Z-
dc.date.available2018-11-21T19:14:15Z-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27620-
dc.description.abstractMuitos sao os nomes encontrados para os produtos audiovisuais narrativos e interativos realizados ate hoje. Dentre eles destacamos os ciberfilmes – filmes desenvolvidos para as redes telemáticas (i.e. Internet). Nossa questao norteadora e: Quais provocacoes os ciberfilmes fazem ao convidar o publico a vivenciar outras possibilidades de fruicao estetica por causa da interatividade, gerando, assim, uma reorganizacao do imaginario social enquanto experiencias sensiveis? Dos 26 (vinte seis) ciberfilmes mapeados, apresentamos 3 (tres): “HBO Voyeur” (2007), da BBDO; “A Gruta” (2008), do brasileiro Filipe Gontijo e; “Collapsus” (2011), do estadunidense Tommy Pallotta. Essa apresentacao da-se em dois momentos: 1) observação direta da propria experiencia do pesquisador e; 2) realizacao de uma pesquisa qualitativa de campo, com o intuito de possibilitar comparacoes entre as opinioes dos diferentes informantes e as impressoes subjetivas do pesquisador acerca dos ciberfilmes. Conclui-se que os ciberfilmes como portais inteligiveis, sensiveis e imaginais fazem emergir se não conceitualmente, pelo menos, sensivelmente e imaginariamente, o que se espera de uma experiencia filmica e interativa: um pacto de leitura com fluxo continuo de informacao retroalimentada para alem do engajamento proporcionado pela experiencia filmica tradicional.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiberfilmept_BR
dc.subjectExperiência sensívelpt_BR
dc.subjectFilme interativo onlinept_BR
dc.subjectImaginário socialpt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.titleUniversos fílmicos dinâmicos ou a promessa do filme interativo online: apontamentos sobre as influencias das tecnologias digitais na experiência fílmica contemporâneapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5757791401827339pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9124646423472615pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThere are many names for the narrative and interactive audiovisual products made to date. Among them we highlight the cyberfilms - films developed for telematic networks (i.e. Internet). Our guiding question is: Which taunts the cyberfilms do to invite the public to experience new possibilities of filmic fruition on account of the interactivity, as it generates a reorganization of the social imaginary as sensory experiences? From 26 (twenty-six) mapped cyberfilms, I present 3 (three): “HBO Voyeur” (2007), by BBDO; “A Gruta” (2008), by Filipe Gontijo and; “Collapsus” (2011), by Tommy Pallotta. This presentation takes place in two stages: 1) direct observation of the researcher's own experience and; 2) qualitative research, in order to enable comparisons of specific situational contexts - the experience of cyberfilms - between different informants and researcher's subjective impressions. Eventually, we conclude that the cyberfilms as intelligible, sensitive and imaginary portals make emerge if not conceptually at least sensorially and imaginatively, what is expected of a filmic and interactive experience: a reading pact with retro-fed information beyond the engagement provided in traditional filmic experience.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Daniel Monteiro do Nascimento.pdf2,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons