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Título: As práticas curriculares de professoras do ensino fundamental fabricadas no cotidiano escolar: discursos pensados-vividos sobre o planejamento de aula
Autor(es): SILVA, Geisa Natália da Rocha
Palavras-chave: Cotidiano escolar; Planos de aula; Currículo; Professoras; Discurso
Data do documento: 8-Set-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa correlaciona-se ao campo teórico-prático do currículo, filiando-se aos estudos das práticas curriculares no cotidiano escolar. Nessa ótica, investigou-se o currículo materializado nas práticas dos sujeitos ordinários (CERTEAU, 2012) que inventam no seu cotidiano as mil maneiras de fazer sobre o planejamento de aula pensado-vivido. Partindo dessa compreensão, delineou-se o seguinte objetivo geral: compreender nas práticas curriculares de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental o movimento do planejamento de aula pensado-vivido através das estratégias de ensino materializadas na aula. Este se desdobrou em três objetivos específicos, a saber: analisar a produção discursiva do planejamento de aula pensado e sistematizado enquanto texto; identificar, no discurso das professoras, as referências que elas utilizam para selecionar as estratégias de ensino nas suas aulas; e, analisar as estratégias de ensino das professoras mobilizadas no cotidiano escolar para recontextualizar o planejamento. Afim, de atender a esses objetivos, assumiu-se a perspectiva do currículo enquanto prática discursiva (LOPES; MACEDO, 2011), situando-o no movimento entre o pensado-vivido com base no ciclo de políticas de Ball (BALL, 2011; MAINARDES, 2006). Além disso, discutiu-se as práticas curriculares tecidas no cotidiano escolar (ALVES; OLIVEIRA, 2012) a partir da mobilização de estratégias e táticas (CERTEAU, 2012) no processo de recontextualização do planejamento de aula (VASCONCELLOS, 2012). Nessa direção, apontou-se que nesse processo de contextualização curricular (LEITE, 2002) os saberes docentes são mobilizados (TARDIF, 2008) cotidianamente. Articulado a este desenho teórico, esteve a perspectiva teórica-metodológica que embasou a presente investigação, a Análise de Discurso (ORLANDI, 2012) que perpassou todo o trabalho, possibilitando a análise das produções discursivas das professoras que emergiram no movimento do planejamento pensado-vivido nas práticas curriculares cotidianas. No tocante aos instrumentos para a produção dos dados, foram utilizados o questionário, que possibilitou selecionar os sujeitos desta pesquisa, a análise documental, tendo em vista que os registros dos planejamentos de aula foram corpus analíticos, a observação “participante” das aulas, e a entrevista semiestruturada, realizada ao longo das observações. Os sujeitos que contribuíram para a materialização desta investigação foram duas professoras que ocupam dois lócus enunciativos, isto é, são docentes alocadas na rede municipal da cidade de Caruaru-PE e, concomitantemente, estudantes do curso de Pedagogia. Em linhas gerais, identificou-se nos achados, dois enunciados que potencializam o processo de recontextualização do planejamento de aula pensado-vivido na prática curricular. Um deles se refere a identificação das dificuldades que os alunos apresentam, que não foram previstas no planejamento, incitando as professoras a buscar táticas para mediar a situação de aprendizagem. Num outro sentido, o tempo curricular previamente delimitado no planejar de uma determinada estratégia, é ressignificado a partir da necessidade de aprofundamento desta estratégia, frente as contribuições apresentadas nas situações de aprendizagens dos discentes. Nesse viés, as referências que as professoras mobilizam para tomar essas decisões estão fortemente arraigadas as suas histórias de vida, substanciadas na formação acadêmica. Com efeito, foi perceptível que o currículo pensado-proposto no planejamento de aula está intimamente relacionado com os currículos praticados pelas docentes no cotidiano escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26915
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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