Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26908

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMÜTZENBERG, Daniela Cisneiros Silva-
dc.contributor.authorCORREIA, Maria Fernanda dos Santos Barros-
dc.date.accessioned2018-09-24T23:19:15Z-
dc.date.available2018-09-24T23:19:15Z-
dc.date.issued2016-09-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26908-
dc.descriptionMÜTZENBERG, Daniela Cisneiros Silva, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CISNEIROS, Danielapt_BR
dc.description.abstractPara a presente pesquisa foram analisadas 78 gravuras rupestres, gravadas em 10 sítios arqueológicos, localizados no Parque Nacional do Catimbau, na bacia hidrográfica do Moxotó. O estudo foi realizado seguindo a metodologia aplicada as categorias de análise do perfil gráfico (temática, técnica e cenografia). Como objetivo, buscamos identificar as possíveis relações gráficas entre os diversos grupos autores, a partir do exame das similaridades nas técnicas de execução utilizada para efetuar as gravuras; Identificar as temáticas prevalentes no interior do parque e, por conseguinte, no Vale do Moxotó; Identificar os possíveis perfis gráficos para a área; e ver a relação entre os significantes pintados e gravados. O trabalho foi iniciado com um levantamento bibliográfico, a elaboração de um protocolo de dados de campo, que facilitou principalmente a identificação das temáticas e morfologias existentes. A pesquisa resultou em alguns resultados, quanto a temática, podemos assegurar que de modo geral , as gravuras circunscritas no vale do moxotó, trata-se de grafismos puros. Identificou-se um possível padrão no estudo da morfologia, as circunferências quando isoladas das demais apresentam incisões internas que as tornam tetrapartidas. Sobre a profundidade embora as rochas suportes tenha relativa maciez, os sulcos são rasos em sua grande maioria. Os dados reunidos no estudo da cenografia e da técnica de execução permitem-nos asseverar que as similaridades entre os grafismos examinados devem a existência de uma espécie de sintaxe comum aos diversos grupos gravadores, uma linguagem não-verbal expressa na forma de gravura; e os dados reunidos sobre as diferenças, apenas, permitem levar para o campo hipotético: as diferenças são produto da improvisação, que acata as pequenas diferenças, no campo da execução, sob o título de ‘inovação’; estes mesmos dados sobre as diferenças, reunidos a partir de uma reduzida amostra, não nos permitem inferir sobre a multiplicidade cultural da região. E por fim sobre a questão da proximidade cenográfica entre os grafismos pintados e gravados, os dados reunidos mostram-se insuficientes para se fazer qualquer tipo de afirmação, mesmo no campo hipotético.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectPinturas rupestrespt_BR
dc.subjectSítios arqueológicospt_BR
dc.subjectCatimbau (Buíque, PE)pt_BR
dc.subjectParque Nacional do Catimbaupt_BR
dc.subjectPré-Históriapt_BR
dc.titleGravuras rupestres no Vale do Moxotó, Pernambuco-Brasil: um estudo da técnica de execução da cenografia do conjunto gráficopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9061090972738180pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0396057711360224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Arqueologiapt_BR
dc.description.abstractxIn this search was analyzed 78 rock engravings marked in 10 archaeological sites, situated in Nacional Park of Catimbau, on hydrological basin of Moxotó. The study was realized following the methodology applied the graphic profile of the analysis categories (theme, technics, scenography). We had as a goal identify possible graphical interfaces between the various authors groups, starting Examining the similarities, beginning the examination of the similarities in the execution of techniques used to make engravings; Identify how thematic prevalent inside the park and on Moxotó too. Identify the possible graphic profiles to the area; and see the relation between the significant paint and engravings. The work began with a bibliographic research, an elaboration of an information file, which mainly facilitated the identification of existing Thematic and morphologies. The search resulted in some results, in relation to the theme we can assure that in general, the engravings in Moxotó Valley are pure graphisms. It was identified a possible pattern in the morphology of the study, circumferences when isolated from others present internal incisions which make them matches in four. About the deep, although the rocks have relative softness, the grooves are shallow mostly. The information about the study of scenography and performance technique allow us to assert that the similarities between the graphics examined exist because of a common syntax between engravers groups. A non-verbal language expressed in the form of engraving; and the information collected about the differences, allow to take the hypothetical field: the differences are product of a improvisation that accepts the small differences in the field of implementation, under the title of ' innovation'. This same information about the differences in a reduced sample doesn´t allow us to infer about the cultural diversity of the region. And finally, about the scenography proximity between the painted and engraved graphics, the information are insufficient to make any kind of statement, even in the hypothetical field.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Fernanda dos Santos Barros Correia.pdf7,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons