Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26567

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPESSIS, Anne-Marie-
dc.contributor.authorBERRA, Júlia Cristina de Almeida-
dc.date.accessioned2018-09-14T21:33:32Z-
dc.date.available2018-09-14T21:33:32Z-
dc.date.issued2015-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26567-
dc.description.abstractA arte rupestre na Serra no Lajeado, no centro do Estado do Tocantins, abrange poucos temas. Representações humanas e animais prevalecem na maioria dos abrigos arqueológicos. No entanto, os modos pelos quais esses temas são apresentados diferem consideravelmente intra e inter sítios. A variedade de expressão e de técnicas de execução que hoje observamos é um reflexo da multiplicidade cultural de que a região foi palco durante milênios de ocupação humana. Nesse corpus rupestre se descobriu uma centena de grafismos elaborados com a técnica gráfica do contorno aberto, conhecida em alguns sítios no Nordeste e Brasil Central, e que possui a interessante particularidade de se manifestar em pouquíssimos grafismos nos sítios em que aparece. A especificidade desses registros permitiu realizar um recorte de análise em um acervo de grandes dimensões, pouco estudado, e que está na iminência de desaparecimento por razões mais ambientais que antropogênicas. A disponibilidade de perfis gráficos de pinturas de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivara, no Estado do Piauí, incitou ao exercício de comparações nas dimensões temática, cenográfica e, principalmente, técnica com essa modalidade de pinturas no Lajeado. Uma mesma metodologia utilizada na construção dos perfis gráficos de ambas as áreas, assim como a abordagem sob o ponto de vista da arqueologia cognitiva, permitiram confrontações que resultaram em proposição sobre os vínculos culturais entre os autores das pinturas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectSítios arqueológicospt_BR
dc.subjectPinturas rupestrespt_BR
dc.subjectArte rupestrept_BR
dc.titleAs pinturas rupestres pré-históricas de contorno aberto na Serra do Lajeado-TO: similaridades e diversidades com as pinturas de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivarapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCISNEIROS, Daniela-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8614098318897453pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9909740978358301pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Arqueologiapt_BR
dc.description.abstractxThe rock art in Serra do Lajeado, in the center of the State of Tocantins, covers few themes. Human and animal representations prevail in most archaeological shelters. However, the ways in which these themes are depicted differ considerably within and between sites. The variety of expression and execution techniques we observe today is a reflection of the cultural multiplicity the region witnessed during millennia of human occupation. In this rock art corpus there are about a hundred paintings executed with the open-ended technique, known in some places in the Northeast and Central Brazil, which shows the interesting peculiarity of manifesting itself in very few figures in the panels where it appears. The specificity of these records allowed us to perform an analysis clipping in a large collection, little studied, and that is about to disappear for reasons that are more environmental than anthropogenic. The availability of graphical profiles of open-ended paintings in Serra da Capivara National Park, in the State of Piauí, prompted comparisons in the thematic, scenographic and, mainly, technical aspects with this modality of paintings in Serra do Lajeado. The same methodology used in the construction of the graphic profiles of both areas, as well as the approach from the point of view of cognitive archeology, led to comparisons that resulted in a proposal on the cultural links between the authors of the paintings.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Júlia Cristina de Almeida Berra.pdf14,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons