Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25656

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Érico Andrade Marques de-
dc.contributor.authorTORRES, André Castelo Branco Alves-
dc.date.accessioned2018-08-17T19:21:14Z-
dc.date.available2018-08-17T19:21:14Z-
dc.date.issued2017-04-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25656-
dc.descriptionOLIVEIRA, Érico Andrade Marques de, também é conhecido em citações bibliográficas por: ANDRADE, Éricopt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutorado defende que o Utilitarismo foi um dos principais interlocutores do pensamento nietzschiano nos considerados anos de maturidade do filósofo alemão. A crítica a esta escola filosófica inglesa foi seccionada em três partes. Em um primeiro momento, nomeado de Momento de precessão, ressaltamos a crítica ao Princípio de utilidade, pedra basilar do Utilitarismo, a partir do qual, de acordo com nossa interpretação, Nietzsche apresentou a teoria da Vontade de poder como contra-argumento. Em seguida, no Momento de sucessão, analisamos as críticas nietzschianas em relação às propostas utilitaristas que propunham um pretenso universalismo sobre a felicidade e o bem comum a serem agraciados. Tivemos o propósito de explicar que Nietzsche analisou-as como inviáveis neste sentido universal, e aquelas seriam apenas mais outra leitura da teleologia da moral ascética. E, por fim, no Momento de progressão, apresentamos a crítica nietzschiana aos princípios de Igualdade e Liberdade, pois como formulados pela escola inglesa, não passaram de instrumentos para consolidação dos valores ascéticos na modernidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectUtilitarismopt_BR
dc.subjectNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900pt_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectPoder (Filosofia)pt_BR
dc.titleO utilitarismo é um asceticismopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6360146862137186pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0725459534795685pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThis doctorate thesis argues that Nietzsche’s mature writings were shaped in significant measure by a dialogue with Utilitarianism of which Nietzsche was very critical. The critic to the English philosophic school is divided in three parts. First one, named Procession moment, it will highlight Nietzsche’s critique of the principle of utility, the basis of the Utilitarianism, by his theory of the will to power. Second, it will analyse Nietzsche’s criticism of the utilitarian propositions about happiness and the common good as lacking in universal applicability. Therefore, we ought to explain, to our purposes, that this approach, in the Nietzsche´s thought, has the intent to accuse those English thesis of being just an another formula provided by the teleology of the ascetical moral. Lastly, in the Moment of progression, it will introduce Nietzsche’s critique of the utilitarian principles of equality and liberty as expressions of the ascetic ideal in the modern world.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Integrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE André Castelo Branco Alves Torres.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons