Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25467
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Rosane Maria Alencar da | - |
dc.contributor.author | COSTA, Jackson Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-08T17:15:42Z | - |
dc.date.available | 2018-08-08T17:15:42Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25467 | - |
dc.description | SILVA, Rosane Maria Alencar da, também é conhecida em citações bibliográficas por: ALENCAR, Rosane | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo principal compreender o desempenho escolar de estudantes com baixo nível socioeconômico a partir de práticas familiares, atentando mais especificamente aos casos que se denominam de excelência escolar ou de “sucesso”. Utilizamos como metodologia principal a pesquisa qualitativa e como principal técnica de coleta a entrevista compreensiva. Para a análise, recorremos à análise de conteúdo e a categorização dos dados através de temas. Para isso, entrevistamos 13 famílias de estudantes que obtiveram desempenhos escolares variados, apreendidos a partir da média geral obtida no 9º ano, atentando principalmente aos casos exitosos. Ao fim, identificamos seis principais práticas ou características familiares associadas entre si, com impactos sobre o desempenho escolar: práticas de incentivo e visão de futuro, ordem moral doméstica, mobilização escolar, solidariedade familiar, autodeterminação e capital cultural. De maneira geral os resultados corroboram os fatores já identificados na literatura, mas que precisam ser mais aprofundados através de pesquisas que utilizem métodos diversificados. Além disso, esta é apenas uma faceta de um problema mais complexo que envolve outros fatores, como o papel da instituição escolar. Acreditamos que a escola tem grande responsabilidade na definição dos casos de bom e mau desempenho e que é importante se pensar, na esteira de Dubet, em se criar uma escola justa, ou menos injusta. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Estudantes pobres | pt_BR |
dc.subject | Práticas familiares | pt_BR |
dc.title | Práticas familiares e desempenho escolar em estudantes de baixo nível socioeconômico | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0934893472194319 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9651674615477406 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to explain the school performance of students with low socioeconomics level from some family practices, considering the cases called school excellence or “success”. Que use the qualitative method and the comprehensive interview for construction of data. For analysis, we use the content analysis and the categorization through themes. For this, we interviwed thirteen families of students with different performances, measured from the general average of the ninth grade, observing the “success” cases. At the end, we identify six main family practices or characteristics associated with impact on the school performance: incentive practices and vision of the future, domestic moral order, school mobilization, family solidarity, self-determination and cultural capital. In general, the results corroborate the factors still found in literature, but it's necessary deepen them in researchs using different methods. Besides that, this is just one aspect of the problem wich involves anothers like the school insititution. We believe that school has a great responsibility in the production and reproduction of "success" and "failure" situations and that it is important to think, like Dubet, in create a fair or less unjust school. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jackson Barbosa da Costa.pdf | 579,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons