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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25414

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Renato Machado-
dc.contributor.authorSILVA, Sérgio João da-
dc.date.accessioned2018-08-06T19:56:24Z-
dc.date.available2018-08-06T19:56:24Z-
dc.date.issued2018-08-06-
dc.date.submitted2015-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, S. J.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25414-
dc.description.abstractPartindo do entendimento do trabalho coletivo como a convergência de múltiplos olhares sobre os conteúdos específicos da Educação Física, o planejamento coletivo e colaborativo, e a troca de saberes entre os pares visando a desnaturalização de alguns elementos do trabalho docente, o presente estudo busca analisar e diagnosticar os efeitos desta forma de organização sobre a prática docente. Neste trabalho, nos propomos a pensar sobre uma experiência concreta de coletivização do trabalho pedagógico. A vivência de um grupo de alunos e professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID), em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, serve como detonador para uma reflexão sobre a formação para a docência e papel da coletivização nesse processo. A necessidade de repensar a organização do trabalho surge, fundamentalmente, de uma concepção ampliada sobre o trabalho e o processo de formação. Considerando essa coletividade e o envolvimento do pesquisador com os pesquisados, nosso trabalho tem como metodologia a pesquisa participativa (SEVERINO, 2007). Embora as ações relatadas não tenham cessado, e, portanto continuem em permanente processo de reelaboração, já nos é possível citar alguns desdobramentos positivos desse modo de organização do trabalho pedagógico. O primeiro deles é a maior complexidade sobre os conteúdos das aulas. A estrutura horizontal entre os integrantes do grupo, e a necessidade de elaborarmos um planejamento objetivo, contribui para que os múltiplos olhares sobre as práticas e fenômenos sejam confrontados constantemente.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física – formaçãopt_BR
dc.subjectEducação física – estudo e ensinopt_BR
dc.titleO trabalho coletivo em educação enquanto práxis transformadorapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2pt_BR
dc.description.abstractxOn the understanding of collective work as the convergence of multiple perspectives on the specific contents of the physical education, collective and collaborative planning, and the exchange of knowledge among peers in order to the denaturalization of some elements of the work, the present study seeks to analyze and diagnose the effects of this form of organization on the teaching practice. In this paper, we propose thinking about a concrete experience of collectivization of pedagogical work. The experience of a group of students and teachers in the Institutional Program of scientific initiation scholarships (PIBID), in a public school of the State of Pernambuco, network serves as a detonator for a reflection on the teaching and training role of collectivization in the process. The need to rethink the organization of work arises, essentially, an extended conception about the work and the process of formation. Considering that collective and the involvement of the researcher with the respondents, our work is participatory research methodology (SEVERINO, 2007). Although the reported actions have not ceased, and so keep in constant reworking process, it is possible to quote some positive developments that way of organization of pedagogical work. The first of these is the greater complexity on the contents of the lessons. The horizontal structure among the members of the group, and the need to draw up a planning objective, contributes to the multiple perspectives on the practices and phenomena are confronted constantly.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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