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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25325

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Walter Fernando Araújo de-
dc.contributor.authorCAMACHO GONZALEZ, Luisa Fernanda-
dc.date.accessioned2018-08-01T22:24:38Z-
dc.date.available2018-08-01T22:24:38Z-
dc.date.issued2017-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25325-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo estudar a forma na qual os praticantes da estratégia refletem ao vivenciarem, ao longo do tempo, experiências de gestão numa organização de TICs. Utilizaram-se como fundamentação teórica, a grosso modo, estudos que abordam a aprendizagem organizacional (AO) como pensamento reflexivo de caráter social, que debruçam as operações intelectuais e as interações relacionadas com ele, e estudos que examinam a noção de tempo desde uma perspectiva sócio-construtivista. Duas perguntas nortearam este trabalho: com relação aos praticantes da estratégia (a) em quais eventos eles têm aprendido?; e (b) como foi o processo do seu aprendizado ao longo desses eventos? Foi desenvolvido um estúdio qualitativo de caso único, fazendo uso dos procedimentos da Teoria Fundamentada. Onze respondentes atuantes em diferentes níveis hierárquicos de uma organização de TICs localizada em Recife foram selecionados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, documentos e observação. A análise dos dados compreendeu a descrição e interpretação dos dados, assim como a formação de categorias que respondiam às perguntas de pesquisa. Concluiu-se a existência de três eventos de aprendizagem na organização, relacionados com as metodologias de desenvolvimento de software como produto principal da organização, cuja ocorrência impactou a prática da estratégia no nível econômico, na configuração hierárquica, e no relacionamento com os clientes e o mercado. De igual maneira, identificou-se um processo de significação cognitivo-social realizado pelos praticantes da estratégia que abrangeu operações cognitivas, interação entre diversos grupos de praticantes da estratégia ao interior da organização, e interpretação à luz de referentes temporais. Este estudo contribui para o enriquecimento do debate sobre a aprendizagem de praticantes da estratégia e sua relação com a dimensão temporal, assim como para compreender o fenômeno da aprendizagem no contexto das organizações de TICs e na realidade empresarial brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectEstratégia (Filosofia)pt_BR
dc.subjectEnsino reflexivopt_BR
dc.subjectTecnologia – Serviços de informaçãopt_BR
dc.titlePensamento reflexivo dos praticantes da estratégia, na vivência de experiências de gestão numa organização de TICs: uma abordagem temporalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLUCENA, Eduardo de Aquino-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6951950832427049pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6093921820124337pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis research had the purpose of understand the mode which the strategy practitioners reflects into management experiences, over time, in a technology and communications organization. In the theoretical foundation were used studies that approaches to organizational learning (AO) such social and reflective thinking, looking for intellectual operations and interactions related, and studies that approaches to time concept from a social-constructivist perspective. Two questions guided the research: about the strategy practitioners (a) on which events they have learned?; and (b) how was the learning process along these events? It was developed a qualitative case-study, applying Grounded Theory procedures. It were selected eleven interviewees from different hierarchical levels, who belong to a technology and communications organization located in Recife (Brazil). The data collection was made using interviews, documents and observations. The data analysis included description and interpretation, and categories building and sorting, responding to the research questions. It was concluded three learning events existed into the organization, related with software development methodologies. Their occurrence impacted the strategy practice in a economical level, in the hierarchical configuration, and in the customers and market relationships. Similarly, it was identified a cognitive-social meaning assignment process accomplished by the strategy practitioners; it embraced cognitive operations, interactions between groups of strategy practitioners inside the organization, and interpretation below temporal landmarks. This study adds to the academic discussion about strategy practitioners learning and its bond with the temporal dimension; also, it contributes to the understanding of the OL into technology and communications organizations, and into the Brazilian organizational reality.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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