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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25146

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Título: Compreensão de textos literários na educação infantil: rodas de leitura e mediação docente
Autor(es): OLIVEIRA, Keilla Rebeka Simões de
Palavras-chave: Psicologia cognitiva; Leitura – Mediação; Educação infantil
Data do documento: 16-Fev-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: São nas práticas desenvolvidas em instituições escolares que grande parte da população brasileira aprende a ler e tem contato com suas primeiras leituras. Uma das leituras que costuma fazer parte do cotidiano escolar é a de textos literários. A leitura destes textos, na educação infantil, permite que as crianças interajam com o lado criativo do texto escrito. Além disso, as conversas desenvolvidas em torno destes momentos, nas chamadas “rodas de leitura”, ajudam as crianças na construção de significados sobre os textos. O presente estudo tem como base a perspectiva teórica sociointeracionista para o estudo da linguagem. Nesta perspectiva, a linguagem é compreendida em sua relação com o meio social e a língua é entendida enquanto signo variável e flexível relacionada ao contexto. A leitura é assumida como um processo que envolve a compreensão pela interação entre os interlocutores, na qual o locutor assume uma atitude responsiva ativa. Desta forma, a compreensão se constitui como um processo criador, ativo e responsivo. A partir do exposto, o estudo teve como objetivo geral investigar a compreensão de textos literários por alunos da educação infantil, em situações de rodas de leitura, propiciadas pela mediação do professor. Participaram do estudo alunos de uma turma do último ano da Educação Infantil de uma escola pública da cidade de João Pessoa/PB, que tem referência em atividades de roda de leitura, bem como sua respectiva professora. Para a construção dos dados, foram realizadas oito videografias e observações dos momentos de roda de leitura, além de uma entrevista com a docente. Para a análise das trocas discursivas, nos momentos de leitura, foram adotados os conceitos de posicionamento e responsividade, propostos por Barbosa (2014). A análise da mediação docente foi desenvolvida a partir de alguns elementos levantados com base na literatura da área. Já para análise das observações foram considerados os aspectos do contexto sociocultural, do contexto físico, do contexto imediato e aspectos de natureza cognitiva. Quanto à análise da entrevista, ela se fundamentou na proposta de Aguiar e Ozella (2013) de apreensão dos sentidos presentes na fala do sujeito a partir de núcleos de significação. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças compreenderam os textos lidos, produzindo sentidos, embora estes estejam voltados para os conteúdos expressos de forma objetiva nos textos, com poucos momentos de ampliação/mudança de sentidos, o que esteve relacionado à mediação desenvolvida pela professora. A docente ressaltou a importância da leitura e da sistematização desses momentos, e favoreceu o engajamento das crianças nas situações de leitura, porém, os textos não foram objeto de discussões ativas e os aspectos literários não foram destacados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25146
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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