Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24736
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Marcelo Marcio | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Luciana de França | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T21:14:12Z | - |
dc.date.available | 2018-06-04T21:14:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24736 | - |
dc.description.abstract | O estudo faz uso da macroergonomia com o propósito de avaliar o funcionamento do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e propor recomendações para melhoria. Entrevistas individuais semi-estruturadas e questionários evidenciaram que os itens de demanda ergonômica mais impactantes no desenvolvimento das atividades dos trabalhadores são as relações pessoais no trabalho, a fila de espera de pacientes na psicologia e psiquiatria e a falta de segurança na área externa. Pelo NASA-TLX adaptado, a carga de trabalho percebida pelos trabalhadores é alta, principalmente a demanda mental, a performance e o esforço. As recomendações propostas para otimizar o trabalho são o fortalecimento de fluxo de encaminhamento dos pacientes para a rede de saúde interna e externa ao NASE e discussões mais frequentes sobre os processos de trabalho entre equipe de saúde e gestão e realizar ações voltadas para prevenção, promoção em saúde e qualidade de vida do estudante durante seu ciclo de formação universitária na UFPE. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Universidade federal | pt_BR |
dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Servidor público | pt_BR |
dc.subject | Serviço de saúde | pt_BR |
dc.subject | Macroergonomia | pt_BR |
dc.title | Análise ergonômica do sistema de atendimento do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8422041917059754 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9745050077461951 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ergonomia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study uses macroergonomics to evaluate the functioning of the Student Health Care Center (NASE) of the Federal University of Pernambuco and propose recommendations for improvement. Semi-structured individual interviews and questionnaires showed that the most striking items of ergonomic demand in the development of workers' activities are personal relationships at work, patient waiting lists in psychology and psychiatry, and lack of safety in the external area. By NASATLX tailored, the workload perceived by employees is high, especially the mental demand, performance and effort. The recommendations proposed to optimize the work are the strengthening of patients' referral flow to the internal and external health network at NASE and more frequent discussions about the work processes between the health and management team and to carry out actions aimed at prevention, promotion in Health and quality of life of the student during his / her university training cycle at UFPE. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ergonomia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luciana de França Cavalcanti.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons