Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24736

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Marcelo Marcio-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Luciana de França-
dc.date.accessioned2018-06-04T21:14:12Z-
dc.date.available2018-06-04T21:14:12Z-
dc.date.issued2016-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24736-
dc.description.abstractO estudo faz uso da macroergonomia com o propósito de avaliar o funcionamento do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e propor recomendações para melhoria. Entrevistas individuais semi-estruturadas e questionários evidenciaram que os itens de demanda ergonômica mais impactantes no desenvolvimento das atividades dos trabalhadores são as relações pessoais no trabalho, a fila de espera de pacientes na psicologia e psiquiatria e a falta de segurança na área externa. Pelo NASA-TLX adaptado, a carga de trabalho percebida pelos trabalhadores é alta, principalmente a demanda mental, a performance e o esforço. As recomendações propostas para otimizar o trabalho são o fortalecimento de fluxo de encaminhamento dos pacientes para a rede de saúde interna e externa ao NASE e discussões mais frequentes sobre os processos de trabalho entre equipe de saúde e gestão e realizar ações voltadas para prevenção, promoção em saúde e qualidade de vida do estudante durante seu ciclo de formação universitária na UFPE.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade federalpt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectServiço de saúdept_BR
dc.subjectMacroergonomiapt_BR
dc.titleAnálise ergonômica do sistema de atendimento do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGUIMARÃES, Lia Buarque de Macedopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8422041917059754pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9745050077461951pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxThe study uses macroergonomics to evaluate the functioning of the Student Health Care Center (NASE) of the Federal University of Pernambuco and propose recommendations for improvement. Semi-structured individual interviews and questionnaires showed that the most striking items of ergonomic demand in the development of workers' activities are personal relationships at work, patient waiting lists in psychology and psychiatry, and lack of safety in the external area. By NASATLX tailored, the workload perceived by employees is high, especially the mental demand, performance and effort. The recommendations proposed to optimize the work are the strengthening of patients' referral flow to the internal and external health network at NASE and more frequent discussions about the work processes between the health and management team and to carry out actions aimed at prevention, promotion in Health and quality of life of the student during his / her university training cycle at UFPE.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luciana de França Cavalcanti.pdf1,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons