Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24639

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSABBATINI, Marcelo-
dc.contributor.authorVIEIRA, Sebastiao da Silva-
dc.date.accessioned2018-05-22T23:35:44Z-
dc.date.available2018-05-22T23:35:44Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24639-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa de intervenção e participante que analisa como a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola municipal traz contribuições para a construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências. Para isso foram usadas referências para atender a quatro campos temáticos: o uso das tecnologias digitais no contexto escolar; a contextualização dos conteúdos no ensino de ciências; comunicação e mediação na escola; e por fim a produção de vídeo digital no ensino de ciências. A metodologia utilizada de caráter qualitativo, empregando questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Anteriormente, os inícios dos trabalhos dos discentes, foram realizados oficinas de criação de vídeo digitais, em seguida, na fase pré-produção aplicou-se um questionário com os discentes e o docente da disciplina e realizada duas entrevistas semiestruturadas, na fase pós-produção com os discentes e o docente. Os resultados mostram que a produção de vídeos digitais trouxeram contribuições significativas para os discentes desde a participação na oficina de produção de vídeos, até a etapa de conclusão e apresentação do vídeo digital em sala de aula. Com isso, os discentes utilizaram a produção do vídeo digital como uma metodologia diferenciada, fonte de pesquisa e produção de conhecimento. Discentes realizadores, aprendizes e autores na elaboração do vídeo, pesquisando informações referentes ao conteúdo, realizando leituras, planejando a produção, o “roteiro”, acompanhando a montagem, utilizando as tecnologias digitais na produção, divulgando e participando de debates de forma coletiva. Os mesmos construíram os conhecimentos proposto no ensino de ciências trouxeram para a prática o conteúdo curricular estudado e com isso reforçaram a discussão sobre o uso e produção do vídeo digital como instrumento educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino audiovisualpt_BR
dc.subjectVídeo digitalpt_BR
dc.subjectCiências - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA contribuição da produção de vídeos digitais por discentes de uma escola municipal na construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3466602608144037pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1924207127592816pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis work presents an intervention research and participant that analyzes how the production of digital videos by students of a municipal school brings contributions to the construction of the knowledge contextualized in the teaching of sciences. For this, references were used to attend four thematic fields: the use of digital technologies in the school context; The contextualization of contents in science education; Communication and mediation in school; And finally the production of digital video in science education. The methodology used was qualitative, using questionnaires, semi-structured interviews and participant observation. Previously, the beginnings of students' work, workshops were created to create digital video, then in the pre-production phase a questionnaire was applied with the students and the teacher of the discipline and conducted two semi-structured interviews, in the post-production phase, With the students and the teacher. The results show that the production of digital videos have brought significant contributions to the students since participating in the workshop of video production, to the stage of conclusion and presentation of digital video in the classroom. With this, the students used the production of digital video as a differentiated methodology, source of research and production of knowledge. Participants, directors, learners and authors in the elaboration of the video, searching information related to the content, performing readings, planning the production, the "script", accompanying the assembly, using digital technologies in production, disseminating and participating in debates collectively. They constructed the knowledge proposed in science teaching and brought the curricular content studied into practice, reinforcing the discussion about the use and production of digital video as an educational tool.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sebastião da Silva Vieira.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons