Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24628

Comparte esta pagina

Título : Educação, juventude e homossexualidade: experiências escolares de jovens gays pobres
Autor : SANTOS, Júlio César de Oliveira
Palabras clave : Homossexualidade e educação
Fecha de publicación : 8-mar-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Compreendendo a escola como uma arena de disputa e articulação de significados em torno das relações de gênero, sexualidade, raça e classe social, este estudo teve como objetivo analisar, a partir das narrativas de jovens gays, moradores de favela, como a educação escolar tem participado de suas experiências de si e que estratégias de resistência esses jovens têm desenvolvido diante de políticas escolares normalizadoras. Para tanto, construímos um corpus formado por entrevistas em profundidade, com seis jovens homossexuais moradores de favelas/comunidades, com idades entre 17 e 20 anos, estudantes do ensino médio, de escolas públicas de Pernambuco. O corpus foi analisado à luz da Teoria Política do Discurso. Observamos que os processos de assunção da homossexualidade na família foram momentos de muita tensão para todos os entrevistados. Os modos de classificação das diferenças adotados pelos jovens sinalizam disputas em torno de aspectos de gênero, sexualidade, moral e classe social. Destaca-se a recorrência de “brincadeiras” e “piadas” no contexto escolar, que funcionam como tentativas de correção daqueles que se distanciam dos padrões de gênero inteligíveis. Se “assumir como gay” e “entrar” nessas “brincadeiras”, foram estratégias políticas desencadeadas para o enfrentamento de rituais de “heteroterrorismo” e o manejo de situações no cotidiano escolar. Observamos, ainda, a emergência de práticas que interrompem a regularidade discursiva heteronormativa através da constituição de redes de solidariedade e resistência, articuladas em torno da formação de grupos e de atividades como um esporte, uma banda, o teatro e/ou de simples relações de amizade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24628
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Julio Cesar de Oliveira Santos.pdf1,73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons