Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24411

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENDES PRIMO, Marcos Andre-
dc.contributor.authorMOSER, Daniela Didier Nunes-
dc.date.accessioned2018-04-19T22:50:57Z-
dc.date.available2018-04-19T22:50:57Z-
dc.date.issued2016-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24411-
dc.description.abstractO objetivo desta tese foi analisar a associação existente entre a estrutura de governança à montante da cadeia de suprimento e a distribuição de capacidades operacionais (empresa focal/fornecedor), utilizando como caso de estudo a indústria de construção naval (ICN). A ICN é caracterizada como tendo um sistema complexo de produção devido ao seu produto intensivo em engenharia, alto custo, baixo volume de produção, complexidade das atividades e produção sob encomenda. A capacidade operacional está relacionada com as formas de executar as suas atividades e solucionar problemas permitindo que as empresas enfrentem de forma efetiva os principais problemas organizacionais e obtenham um melhor desempenho. As características da capacidade operacional de uma determinada empresa influenciam o modo como as relações em uma cadeia de suprimentos são estruturadas, influenciando, assim, o modo como as relações são governadasA distribuição de capacidades está relacionada à dinâmica de desenvolvimento de capacidades entre a empresa focal e seus fornecedores. No entanto a teoria - baseada em Wu, Melnyk e Flynn (2010), Jacobides e Winter (2005) e Gereffi, Humphrey e Sturgeon, (2005) – propõe a existência da associação, mas discutem o construto capacidade operacional, objetivo este que esta pesquisa pretende responder. Os resultados indicam que quando a estratégia de governança tende a uma relação de mercado, emergem capacidades operacionais complementares entre o estaleiros e seus fornecedores. Enquanto o estaleiro apresenta capacidades operacionais de melhoria, capacidade operacional de cooperação, capacidade operacional de customização e capacidade operacional de responsividade, os respectivos fornecedores apresentam a capacidade operacional de inovação e a capacidade operacional de reconfiguração como destaque. Já quando a a governança tende a hierarquia, as capacidades operacionais são similares, ambos apresentam com destaque as capacidades operacionais de melhoria, capacidade operacional de cooperação, capacidade operacional de customização e capacidade operacional de responsividade. A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo de múltiplos casos da cadeia de suprimentos à montante dos Estaleiros localizados em Pernambuco.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapacidade para o trabalho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectConstrução navalpt_BR
dc.subjectEstaleirospt_BR
dc.subjectNavios – Equipamento e acessóriospt_BR
dc.titleGovernança da cadeia de suprimentos e distribuição de capacidades operacionais: um estudo de caso à montante da cadeia de suprimentos da indústria naval brasileirapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7545892482659275pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0801402521183018pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this thesis was to analyze the association between the governance structure upstream of the supply chain and distribution of operational capabilities (focal company / supplier), using as a case study the shipbuilding industry (ICN).The shipbuilding industry is characterized as having a complex production system due to its intensive product engineering, high cost, low volume production, complexity of activities involving the construction of a vessel and pull production. The capabilities distribution is related the dynamic development of capabilities between the focal firm and its suppliers. The operational capability is related to the ways activities are performed and problems are solved, allowing companies face effectively the main organizational problems and achieve better performance. The operational capability characteristics of a particular firm influence how relationships in a supply chain are structured, thus influencing the way relations are governed, however theory - based on Wu, Melnyk and Flynn (2010), Jacobides and Winter (2005) and Gereffi, Humphrey and Sturgeon (2005) - only affirms the existence of association, but does not respond how, and this is the objective that this research aims to answer. The results show that when the governance strategy tends to a market relationship emerge complementary operational capabilities between the shipyards and their suppliers. While the shipyard has operational improvement capabilities, operational customization capabilities, operational cooperation capability and operational responsiveness capability, its suppliers have operational innovation capability and operational reconfiguration capability as highlight. But when the governance tends to hierarchy, operational capabilities are similar, both have highlighted the operational improvement capabilities, operational customization capabilities, operational cooperation capability and operational responsiveness capability.The methodology used will be a qualitative multiple case study of the shipyards’ upstream supply chain located in Pernambuco.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Daniela Didier Nunes Moser.pdf4,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons