Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23396

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, Marcelo Márcio
dc.contributor.authorDIONISIO, João de Sousa
dc.date.accessioned2018-01-29T19:32:27Z
dc.date.available2018-01-29T19:32:27Z
dc.date.issued2016-09-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23396
dc.description.abstractEm um cenário onde a evolução tecnológica e a disseminação da informação ocorrem em ciclos de tempo cada vez menores, novas tecnologias surgem, permitindo que as mensagens sejam transmitidas de maneira eletrônica. No ano de 2011, o projeto UFPEBooks foi criado com o objetivo de disponibilizar os livros lançados pela Editora Universitária e dessa forma introduzir a instituição no universo dos livros digitais, o que é vital para o crescimento da informação e do conhecimento na Universidade Federal de Pernambuco. Pensando na importância da interface nesse processo de relação com o usuário, o objetivo geral deste estudo foi avaliar sua usabilidade e a satisfação dos usuários, recorrendo a um conjunto de técnicas de avaliação destinadas a revelar potenciais fraquezas e assim contribuir para o aprimoramento do Projeto UFPEBooks, gerando, a partir da perspectiva de especialistas e do público-alvo, um conjunto de recomendações que servirão como ferramentas de auxílio aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de livros-texto digitais. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram embasados nos Princípios Ergonômicos de Bastien e Scapin. Foi observada a atividade de navegação de quinze participantes e em seguida foram colhidas opiniões através de um questionário de satisfação. Os resultados apontaram importantes efeitos da interface gráfica no desempenho de navegação. Ficou constatado que nem sempre a interface oferecia informações claras e explícitas ao leitor. Estes aspectos levantados, a partir do ponto de vista de especialistas e do público-alvo, tiveram o importante papel de gerar recomendações de forma a minimizar problemas ergonômicos e de usabilidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro digitapt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectAvaliação de interfacept_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.titleEstudo ergonômico da interface de livros-texto digitais da editora da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0778299711086296pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9745050077461951pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxIn a scenario where the technological development and the dissemination of information occurs in smaller and smaller time cycles, new technologies emerge enabling messages to be transmitted electronically. In 2011 the UFPEBooks project was created with the objective of providing the books published by the University Press departament and thus enter the institution in the world of digital books, which is vital to the growth of information and knowledge at the Federal University of Pernambuco. Given the importance of the interface in this relationship with the user process, the aim of this study was to evaluate its usability and user satisfaction, using a set of evaluation techniques to reveal potential weaknesses and thus contribute to the improvement of UFPEBooks project, generating, from the of experts and user’s perspective, a set of recommendations that will serve as support tools for professionals responsible for developing digital textbooks. The theoretical and methodological foundations were based on ergonomic principles of Bastien and Scapin. It was observed browsing activity of fifteen participants and then were collected opinions through a questionnaire of satisfaction. The results showed significant effects of the graphic interface in the navigation performance. It was found that not always the interface offered clear and explicit information to the reader. These raised issues, starting from the point of view of experts and the audience, had the important role of guiding recommendations in order to minimize ergonomic and usability problems.pt_BR
dc.audience.educationlevel
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao João Dionisio.pdf9,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons