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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23393

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Título: A introdução do conceito de grandezas incomensuráveis / números irracionais nos anos finais do ensino fundamental: uma análise crítica dos livros didáticos
Autor(es): SOUZA, Fernando Augusto da Silva
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Incomensurabilidade; Livro didático; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 27-Mar-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Nesta pesquisa, buscou-se investigar como é realizada a introdução do conceito de número irracional nos Livros Didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2014). A escolha do PNLD como fonte de investigação principal desta pesquisa se justifica pela influência pedagógica das publicações ali selecionadas. Por outro lado, o conteúdo dos números irracionais, presente no currículo de matemática das escolas brasileiras e abordado nos anos finais do Ensino Fundamental é de vital importância para a compreensão do conjunto dos números reais. Além disso, os números irracionais representam uma das temáticas de maior destaque na História da Matemática. Esta pesquisa adentrou numa revisão da literatura histórico-matemática, pesquisa nos documentos de orientações curriculares e estudos anteriores. O suporte teórico desta investigação foi fundamentado na História da Matemática como uma ferramenta de cunho exegético. Tal escolha foi motivada pela similaridade existente entre os filósofos gregos, no que se refere à descoberta das grandezas incomensuráveis e os estudantes do Ensino Fundamental, ao serem apresentados ao conteúdo dos números irracionais. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos desta pesquisa, consideramos a mesma de abordagem qualitativa, de natureza básica e exploratória quanto aos seus objetivos. Já quanto aos procedimentos, bibliográfica. Pudemos observar, portanto, em nossa investigação que há certo avanço no cuidado ao introduzirem os números irracionais, porém ainda prevalecem algumas limitações quanto à abordagem inicial desta temática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23393
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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