Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22247

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Severina Cássia de Andrade-
dc.date.accessioned2017-11-01T15:23:42Z-
dc.date.available2017-11-01T15:23:42Z-
dc.date.issued2017-11-01-
dc.date.submitted2017-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, S. C. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22247-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar os problemas referentes à poluição presentes na comunidade do Alto do Reservatório em Vitória de Santo Antão, através das imagens fotográficas dos alunos do projeto CAVinho. O projeto tem caráter social e possibilita um apoio à educação familiar e escolar para as crianças e adolescentes do entorno do CAV, abrangendo diversas temáticas relacionadas com saúde e educação, sendo a poluição ambiental, bastante presente na comunidade. Houve proposição aos alunos de três encontros, que envolveram aula expositiva/dialogada; visitação do entorno da comunidade e uso da fotografia e expressão de desenhos, com análise por método conotativo. Os alunos captaram diversas imagens sendo muitas similares em relação à problemática dos esgotos e resíduos sólidos, evidenciando ações antrópicas no local e através dos desenhos, o desejo de melhorias no local. A intersecção entre as fotografias e a abordagem sobre poluição ambiental se constituiu um ponto chave para o surgimento de uma sensibilização coletiva sobre os principais problemas ambientais na comunidade.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoluição ambientalpt_BR
dc.subjectimagens fotográficaspt_BR
dc.subjectProjeto CAVinhopt_BR
dc.titleUm olhar fotográfico dos alunos do cavinho sobre poluição ambientalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEAL, Vanessa Sá-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the research was to analyze the pollution problems present in the community of Alto do Reservatório in Vitória de Santo Antão, through the photographic images of the students of the CAVinho project. CAVinho The project has a social character and allows support to family and school education for children and adolescents in the vicinity of the CAV, covering various topics related to health and education, and environmental pollution is very present in the community. There was a proposal to the students of three meetings, which involved an expositive / dialogued class; visitation of the surroundings of the community and use of photography and expression of drawings, with analysis by connotative method. The students captured several images being very similar in relation to the problem of sewage and solid waste, evidencing anthropic actions in the place and through the drawings, the desire for improvements in the place. The intersection between photographs and the approach to environmental pollution was a key point for the emergence of a collective awareness of the main environmental problems in the communitypt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537435H4pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, SEVERINA CÁSSIA DE ANDRADE.pdf1,27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons