Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21931

Compartilhe esta página

Título: Patrimônio geológico e estratégias de geoconservação: popularização das geociências e desenvolvimento territorial sustentável para o litoral sul de Pernambuco (Brasil)
Autor(es): GUIMARÃES, Thaís de Oliveira
Palavras-chave: Geociências; Patrimônio geológico; Geoconservação; Geoturismo; Geoeducação; Popularização das geociências
Data do documento: 19-Dez-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho apresenta minuciosa pesquisa sobre os principais elementos da geodiversidade da faixa litorânea Sul do Estado de Pernambuco, definida como Litoral Sul de Pernambuco, composta por sete municípios: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, com uma extensão de praias de 110 km. A delimitação da área se deu com base na configuração geológica local, e a importância de determinados afloramentos como marcadores da história evolutiva do planeta Terra (quebra do megacontinente Gondwana). Na área de estudo ocorrem rochas pertencentes à Bacia Sedimentar de Pernambuco, a Suíte Magmática Ipojuca, e ao embasamento cristalino de idade neoproterozoica. O objetivo do trabalho foi a identificação dos principais elementos da geodiversidade, seguido da inventariação do patrimônio geológico, com base em seus valores e especificidades. Os métodos utilizados constaram do levantamento das principais áreas de interesse geológico, descrição, elaboração de banco de dados e análises qualitativas e quantitativas. Valores socioeconômicos (educacional, histórico e turístico) foram avaliados. São apresentadas propostas de geoconservação e divulgação das Geociências, visando atividades voltadas para educação (formal e não formal) e desenvolvimento do geoturismo para treze geossítios inventariados. Propostas estruturais e não estruturais foram feitas levando em conta as especificidades e demandas de cada geossítio. Este trabalho permitiu constatar o grande potencial geológico e geoturístico da região, associado à forte referência histórica, cultural e arqueológica, assim como ao turismo de sol e praia já consolidado. Os dados obtidos de maneira integrada, interdisciplinar e voltada para o uso sustentável dos recursos, tornam este documento base para futura proposta de inserção desta área no Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21931
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Geociências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Thaís de Oliveira Guimarães.pdf54,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons