Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20048

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Antonio Carlos Motta de-
dc.contributor.authorTCHAM, Ismael-
dc.date.accessioned2017-07-26T12:33:31Z-
dc.date.available2017-07-26T12:33:31Z-
dc.date.issued2016-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20048-
dc.description.abstractO objetivo fundamental desse estudo é examinar e compreender a dinâmica e a configuração da imigração contemporânea para o Brasil, com destaquenum fluxo migratório muito peculiar: a migração dos africanos em razão dos estudos. Estes chegam ao país, oriundos da “África Lusófona” no âmbito do Programa Estudante Convênio de Graduação, eacabam não voltando mais aos países de origem. Esses egressos constituem um contingente crescente de imigrantes no Brasile, porserem sujeitos por vezes esquecidos, nãotem sido matériade uma análise etnográfica profunda. Realiza-se, inicialmente, uma análise dacomplexa realidade histórica, política e ideológica vivenciada pelo continente africano nos anos que antecedem e sucedemas primeiras independências políticas na década de 1960. Interessa-se, sobretudo evidenciar os impactos da guerra fria, considerando-a como um dos suportes exógenos para emergência dos nacionalismos africanos e como um grande evento cujo desdobramento contribuiu na promoção dos primeiros fluxos migratórios com fins de estudos na “África Lusófona”. Destacam-se os fatores que contribuíram na fragilidade do Estado e precarização das instituições de ensino em toda a África, articulando estes casos aos fluxos da migração internacional com fins de estudonaperspectiva de aprofundar a compreensão sobre a evolução das relações entre o Brasil e a África na área da educação, levando em conta diversos contextos ligados às dinâmicas geopolíticas internacionais. A partir do enfoque teórico da migração e da Antropologia articulados aos relatos empíricos, busca-se entender a complexidade da decisãode ficar, e não voltarao país de origem, considerando as implicações demanter-se com os projetos nacionais dos seus países e com os laços estabelecidos nos lugares em que fixam residências. Conclui-se apresentando ponderações sobre o atual panorama migratório internacional sinalizando o seu estado caótico, intenso, complexo e diversificado, prevendo as implicações culturais que dele decorrerão, bem como o papel que uma antropologia pedagógica poderá desempenhar perante a irreversível situação de lidar com o “outro” diferente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcordos de Cooperação Educacionaispt_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectEstudospt_BR
dc.subjectPaloppt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectRetornopt_BR
dc.subjectEducational Cooperation Agreementspt_BR
dc.subjectMigrationpt_BR
dc.subjectStudiespt_BR
dc.subjectPaloppt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subjectRetpt_BR
dc.titleEstar, ficar e retornar : estudantes africanos no Brasil e os dilemas da migraçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3495720234218525pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThe fundamental aim of this study is to examine and understand the dynamics and configuration of contemporary immigration to Brazil, highlighting a very peculiar migration: the migration of African due to studies. They arrive in the country from the "Lusophone Africa" under the Undergraduate Student Program Agreement (Programa Estudante Convênio de Graduação), they end up not returning to their origin countries. These graduates represent a growing contingent of immigrants in Brazil, sometimes forgotten, not being such subject matter of a deep ethnographic analysis. It carries out initially an analysis of historical reality, political and complex ideology, experienced by the African continent just before and after the first political independence in the 1960s. It interests above all, to highlight the impact of the cold war, considering it as one of the exogenous holders for the emergence of African nationalism and, as a great event, which unfolding contributed to the promotion of the first migratory flows with the purpose of studies in the "Lusophone Africa". Noteworthy are the factors that contributed to the state fragility and precariousness of educational institutions across Africa, linking these cases to the flow of international migration with the purpose of study, seeking essentially deepen the understanding of the development of relations between Brazil and Africa in education area, taking into account different contexts linked to international geopolitical dynamics. From the theoretical approach of migration and Anthropology articulated the empirical reports, it seeks to understand the complexity of the decision to stay and not to return, considering the implications of staying with the national projects of their countries and links established in places where they reside. It concludes presenting the reflections on the current international migration outlook, signaling its chaotic state, intense, complex and diversified, predicting the cultural implications that flow from it, as well as, the role that a pedagogical anthropology can play towards the irreversible situation to deal with “another” different.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL VERSÃO DIGITAL.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons